Maré alta: Capitania alerta para riscos de invasão do mar e descarta formação de - WSCOM

menu

Paraíba

16/08/2005


Maré alta: Capitania alerta para

A maré alta prevista para esta semana por provocar invasões em residências e estabelecimentos próximos a linha do mar. O alerta foi dado hoje pelo capitão dos Portos da Paraíba, Marcello Lima de Oliveira. Ele também recomendou cautela aos banhistas, mas afirmou que, a princípio, não existe risco de ocorrências de ondas gigantes. A maré vai atingir 2.8 metros de altura. Hoje, o pico foi de 2,1 metros pela manhã.

‘Dependendo do gradiente do terreno – se for muito baixo – a maré deve avançar alguns metros’, confirmou o capitão de fragata.

A maré começa a elevar a partir da quinta-feira, chegando a atingir altura de 2,5. Mas as maiores elevações serão registradas a partir do sábado 20 e devem se estender até a segunda-feira 22.

Oliveira explicou a ausência das ondas gigantes. ‘Isto só ocorreria se houvessem ventos fortes, que vêm junto com ciclones extra-tropicais’, disse o capitão de fragata. Segundo ele, a previsão é de ventos fracos a moderados para o período – de 8 a 12 nós.

O comandante da Capitania dos Portos antecipou que uma nova maré alta deve ocorrer este ano. Será nos dias 18 e 19 do próximo mês.

A prea-mar e a baixa-mar na Paraíba costumam variar de menos 0,1 a 2.8 metros. A média normal é de 2 metros.

Notícias relacionadas