Marcus Alves fala sobre novo livro na Livraria do Luiz próximo dia 16 - WSCOM

menu

Paraíba

12/06/2018


Marcus Alves fala sobre novo livro na Livraria do Luiz próximo dia 16

Foto: autor desconhecido.

“É um livro sobre um personagem à procura de um objeto de desejo: um par de sapatos amarelo. Na verdade, ele persegue o próprio sentido de sua vida”. É assim que Marcus Alves, sociólogo e escritor, descreve a sua mais recente obra, “K encontra Paludes”, publicado pela editora Cartonera Aberta e Editora do CCTA/UFPB.

Neste sábado (16), às 10h, a Livraria do Luiz promove um encontro do escritor com seus leitores que poderão conversar sobre detalhes da obra, os processos criativos e aspectos da literatura. A conversa será feita a partir de uma apresentação do professor Carlos Azevedo, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB.

O livro “O Sapato amarelo (ou K Encontra Paludes) é a terceira obra literária de Marcus Alves. A primeira foi “O Eterno e o Provisório”, seguida de “Arqueologia”.  Os dois livros de poesia, nos quais o autor tematiza situações urbanas, angústias do homem contemporâneo – com seus dilemas e desafios, perdas de amores e de sentidos. Agora, com “K encontra Paludes”, Marcus Alves conta que incursiona pela narrativa mais longa de um “quase-romance”.

Ao longo de sua trajetória, o personagem K descobre ambientes urbanos onde vive e acaba encontrando algum sentido de suas angústias e tristezas. Marcus Alves conta que escreveu o livro como se fosse um documento antigo, encontrado na biblioteca da Universidade de Brasília (UnB), onde ele fez seu mestrado e doutorado em Sociologia.

“É um livro sobre um documento de uma vida; uma vida anônima que pode ter existido. Eu não sei. Deixo que o leitor faça suas próprias descobertas”, conta o autor. Ele explicou que, motivado por essa narrativa de memória ficcional, pensou em construir um personagem contemporâneo. “Ele se perde e se encontra entre uma vitrine e um passeio ao porto, nas avenidas da cidade que nos expõe a uma grande fantasmagoria do consumo diariamente”, revela.

Marcus Alves é mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Autor dos livros Cultura Rock e Arte de Massa (Ed. Diadorim), Cultura no Mercosul: uma política do discurso (Editora Plano/FAP).

 

Serviço:

Lançamento do Livro “K encontra Paludes”, com conversa com autor e com o professor Carlos Azevedo (UFPB).

Dia 16/06, às 10h.

Local: Livraria do Luiz, Galeria Augusto dos Anjos – Centro, João Pessoa.

 

Notícias relacionadas