Marcos Valério diz que novos esquemas ilegais surgirão - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

14/08/2005


Marcos Valério diz que novos

O empresário Marcos Valério, acusado de operar o mensalão, afirmou que irão surgir novos esquemas de financiamento ilegal de campanhas semelhantes ao do que executou para o PT. “Hoje, a SMP&B e a DNA (empresas de sua propriedade) estão na berlinda, mas podem ser descobertas grandes empreiteiras financiando ou grandes bancos financiando.

Tem de deixar de hipocrisia”, disse Valério em entrevista ao jornal mineiro O Tempo.

“Se as pessoas tiverem coragem de admitir, o que eu acho que não vão ter, outros esquemas aparecerão”, assegura o publicitário, que realizou empréstimos milionários no Banco Rural e no BMG e repassou o dinheiro para nomes indicados pelo PT.

Marcos Valério afirma que, apesar de não ser inocente, está sendo usado para centralizar a culpa pelo esquema ilegal de financiamento do PT e se autodenominou “boi de piranha” e Tiradentes. “Vamos sufocar o empresário, tirar dele o ar para que ele seja o responsável. A população precisa de um Tiradentes para ser enforcado. É assim que estão agindo em relação a mim”, disse ele.

Valério alega que o governo federal está protegendo as pessoas envolvidas no esquema, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoino e o publicitário Duda Mendonça.

“Fui útil na história durante um período. Depois não. Fui julgado e cuspido para fora”, lamentou Valério. Ele fez questão de preservar o presidente Lula das acusações.”As pessoas que me traíram foram as mesmas que traíram o presidente. As que me abandonaram são as que ocultaram tudo do presidente. Acho que Lula não sabia”, disse.

Sobre a divergência com a versão do publicitário Duda Mendonça, que afirma que Valério pediu que sua empresa abrisse conta no exterior para enviar dinheiro devido pelo PT, Valério voltou a negar. “O banco de Boston disse que não tinha nada a ver. O banco de Israel fala que nunca me viu”, explicou ele citando os bancos que repassavamam o dinheiro.

Depoimento na PF – Sobre o depoimento que prestará na próxima terça-feira, na Polícia Federal, Valério dissse que as suas revelações estão na lista dos nomes das pessoas que receberam dinheiro do empréstimo, já divulgada.

Notícias relacionadas