Márcia Lucena participa da solenidade de entrega do CAR aos proprietário rurais de Gurugi e Pituaçu - WSCOM

menu

Política

23/09/2018


Márcia Lucena participa da solenidade de entrega do CAR aos proprietário rurais de Gurugi e Pituaçu

Foto: autor desconhecido.

Nesta sexta-feira (21), 32 proprietários das comunidades Pituaçu e Gurugi receberam o recibo de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O cadastro foi realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Agropecuária e Pesca. A Prefeita Márcia Lucena participou da solenidade fazendo a entrega dos cadastros aos proprietários.

O Secretário de Agropecuária e Pesca, Ancelmo Rodrigues, destacou a importância da realização do Cadastro Ambiental Rural. “O Cadastro é obrigatório para todas as propriedades rurais do município, além de ser um pré-requisito para que o produtor possa ter acesso à emissão de cotas de reserva ambiental e benefícios em programas instituídos pelo governo federal”, afirmou o secretário.

Ancelmo reforçou que “no ano passado realizamos o cadastro, que aqui em Conde está muito deficitário, então em conjunto com a SEMAM e o Orçamento Democrático, fizemos visitas nas comunidades, além das equipes da Secretaria de Meio Ambiente que faziam os cadastros. Muitos proprietários não tinham conhecimentos dos benefícios que CAR traria e foi a partir daí que reforçamos as atividades em campo”, ressaltou.

A prefeita Márcia Lucena comemorou mais uma solenidade para entrega dos cadastros. “Fico feliz em ver que a população tem atendido o nosso chamado e feito o cadastro. Com o CAR em mãos, os proprietários têm a identidade de sua propriedade, seu local de trabalho e com isso, pode participar de ações do governo federal e até conseguir empréstimos e financiamentos. É um trabalho árduo, mas que só traz benefícios”, afirmou a prefeita.

Sobre o CAR

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.