Mais de oitenta escolas da Paraíba estão sem diretores; Secretário diz que nomea - WSCOM

menu

Paraíba

12/04/2011


Sintep: Escolas estão sem diretores

Educaçao

Foto: autor desconhecido.

Uma semana após alunos do Instituto Paraibano de Educação (IEP) terem bloqueado uma das vias da Avenida Camilo de Holanda, motivados pelo afastamento da diretora da unidade eleita no último pleito, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) denunciaram que algumas escolas ainda estão sem diretores.

Segundo o Sintep, 86 escolas de 12 cidades estão oficialmente sem diretor, já que não aconteceu a nomeação desses profissionais. A maioria das unidades (40) estão localizadas em João Pessoa, 13 estão em Campina Grande e sete em Itaporanga.

A denúncia foi repassada para o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), que nesta terça-feira, 12, declarou que o Estado está ‘engavetando’ a nomeação desses diretores. “A Casa Civil já está de posse da lista contendo todos os diretores e vices eleitos pelo voto direto pela comunidade escolar. Retardar a nomeação deles é, antes de tudo, um desrespeito ao processo democrático de escolha direta. Além do mais, cria-se uma instabilidade no ambiente escolar e, certamente, afeta o processo de aprendizado dos alunos. Estamos cobrando a nomeação imediata dos eleitos”, afirmou.

De acordo com lei estadual, os diretores de escolas públicas de cidades com mais de 25 mil habitantes devem ser escolhidos democraticamente pela comunidade escolar e uma lista com os nomes dos eleitos foi enviada pelo Sintep ao Governo do Estado desde fevereiro, porém até agora, ninguém foi nomeado.

Estado

O secretário de educação do Estado, Afonso Scocuglia, explicou através de e-mail, que a nomeação de todos os diretores eleitos irá acontecer até esta sexta-feira, 15.

Sobreo o afastamento da diretora do IEP, Afonso expliocou que se deu pela constatação de irregularidades na eleição da escola.

Notícias relacionadas