Mais de 73 mil cães e gatos são imunizados contra raiva em JP - WSCOM

menu

Saúde

24/09/2018


Mais de 73 mil cães e gatos são imunizados contra raiva em JP

Foto: autor desconhecido.

No último sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o dia D de vacinação antirrábica, mas na campanha, que teve inicio no dia 27 de agosto, já foram vacinados 55.199 cães e 18.796 gatos, totalizando 73.995 animais. A meta da campanha para este ano é imunizar 75.000 animais, sendo 60 mil cães e 15 mil gatos.

A SMS continuará imunizando os animais até o dia 30 de outubro, prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para o fim da campanha. A vacina está disponível no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), localizado no bairro dos Bancários, e em postos móveis em bairros da Capital.

“É a primeira vez que João Pessoa chega a esse quantitativo de animais vacinados durante a campanha de vacinação antirrábica, o que é extremamente importante para a segurança dos animais e das pessoas, já que é uma questão de saúde pública”, comenta o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, Nilton Guedes.

“É importante que quem ainda não levou seu animal para ser vacinado busque a vacina o mais breve possível, já que além de proteger o animal, a vacina evita a transmissão da doença ao ser humano, e é a única forma de manter a raiva erradicada”, destaca Nilton Guedes.

Raiva animal – Causada por um vírus, a raiva ataca diversos animais, inclusive o homem. A taxa de óbito das pessoas que adquirem a doença é de quase 100%. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.  Quando uma pessoa é agredida por algum animal, a orientação é não matá-lo e pedir orientação ao CVAZ por meio dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.