Mais de 70 açudes sangram e garantem abastecimento na PB por dois anos - WSCOM

menu

Paraíba

10/05/2008


Mais de 70 açudes sangram

Mesmo se não cair uma só gosta de chuva em toda a Paraíba pelos próximos dois anos, nem os agricultores nem os moradores das cidades vão precisar se preocupar com problemas relativos a escasses de água. Isso por que dos 123 açudes existentes no estado, 78 estão sangrando e 32 têm água em quantidade suficiente para não correr perigo pelo menos por enquanto.

Atualmente na Paraíba, existe uma demanda de 1,18 bilhão de metros cúbicos de água por ano e num cálculo presumido, a disponibilidade atual é de aproximadamente 4,10 bilhões de m³ acumulados. Esse volume aproxima-se do cálculo relacionado às 123 barragens monitoradas, com uma capacidade de acúmulo de 3,9 bilhões de metros cúbicos d’água e aonde há hoje 3,7 bilhões de m³ armazenados, restando apenas uma média de 6% do total de barragens para que todas atinjam suas capacidades de acumulação total.

Não fossem as variáveis que influenciam as perdas hídricas, dentre as quais a evaporação, teoricamente, esses 3,9 bilhões de m³, seria o volume que daria para suprir as necessidades totais d’água do Estado por até dois anos. No relatório de técnicos, os pequenos açudes, que têm capacidade inferior a 30 milhões de metros cúbicos de água, muitas vezes secam com maior rapidez. Esses açudes com capacidade menor são maioria absoluta entre os mais de 10 mil açudes do Estado, uma vez que apenas 192 têm capacidade superior a este número.

Para garantir o uso racional da água acumulada, especialmente nos grandes reservatórios e barragens do Estado, a exemplo de Coremas/Mãe D’Água – o maior do Estado, com mais de 1 bilhão de metros cúbicos d’água –, Engenheiro Ávidos – em Cajazeiras –, Boqueirão – na região agreste de Campina Grande – e ainda, Acauã, Nova Olinda e o Gramame/Mamuabo, o Governo estadual vai estimular a gestão consciente dos recursos hídricos, fazendo com que as pessoas entendam que a água é um bem natural que acaba e que depende também das condições climáticas para ser reposto.

Notícias relacionadas