Mais de 30 mil se inscrevem às 2 mil vagas do concurso de Agente Penitenciário - WSCOM

menu

Paraíba

21/05/2008


Mais de 30 mil se



Zélia Fernandes, superintendente da Espep

A Comissão do Concurso Público para Agente de Segurança Penitenciária registrou um total de 30.176 inscrições. Os candidatos vão concorrer às 2.000 vagas que estão sendo oferecidas pelo Governo do Estado. O salário para o cargo é de R$ 1.213,93. As provas serão realizadas dia 8 de junho.

De acordo com o edital do concurso, o agente penitenciário é o servidor responsável pela guarda, vigilância e movimentação de presos, com o objetivo de garantir a disciplina e a ordem nas dependências do presídio. Também é dele a responsabilidade de controlar o movimento de pessoas, veículos e volumes na portaria destas unidades. A carga horária para a função é de 40 horas semanais e o regime de contrato é estatutário.

Provas – A seleção será realizada em três etapas, incluindo prova objetiva, avaliação psicológica e o curso de formação, sendo as duas primeiras de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas e a última da Escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba.

A prova objetiva, que vai incluir questões de português e Lei de Execução Penal, será realizada não apenas em João Pessoa, mas também em Cabedelo, Campina Grande e Patos, enquanto as outras duas fases acontecem apenas na capital. As provas objetivas terão duração de três horas e constarão de 50 questões: 20 de português, 15 de atualidades e 25 de Legislação Específica.

De acordo com a superintendente da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba e membro da comissão do concurso, Zélia Fernandes, as inscrições foram feitas via Internet e as taxas pagas nos Correios.