Macedônia e Grécia encerram 27 anos de conflito pelo nome do país - WSCOM

menu

Internacional

17/06/2018


Macedônia e Grécia encerram 27 anos de conflito pelo nome do país

Países assinaram acordo histórico, e ex-república iugoslava deve passar a se chamar Macedônia do Norte. Mediador da ONU fala em exemplo 'para o mundo inteiro'

Foto: autor desconhecido.

Os ministros das Relações Exteriores da Grécia e da Macedônia assinaram neste domingo (17) um acordo histórico que encerra 27 anos de conflito bilateral sobre o nome da ex-república iugoslava, que agora será chamada Macedônia do Norte.

O acordo, que acabará com o bloqueio da Grécia à entrada da Macedônia na União Europeia e na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), deve ser ratificado pelos respectivos Parlamentos e submetido a um referendo na Macedônia.

A cerimônia de assinatura foi feita às margens do lago Prespes, na fronteira entre Grécia, Albânia e Macedônia, pelos ministros das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Kotzias, e da Macedônia, Nikola Dimitrov, e o mediador especial da ONU, Matthew Nimetz.

Os respectivos primeiros-ministros, Alexis Tsipras e Zoran Zaev, também estavam presentes. Ambos assinalaram que o acordo “abre caminho para a paz e a cooperação e vai requerer coragem”.

Nimetz, que intermediou as negociações durante quase um quarto de século, parabenizou ambos os governos pelo acordo, que chamou de “justo e honesto”. “Exemplo para toda a região, para a Europa e para o mundo inteiro de como dois países vizinhos podem resolver um problema”.

G1

Notícias relacionadas