Lula pede acesso a acordo bilionário do MPF de Curitiba com a Petrobras - WSCOM

menu

Política

08/03/2019


Lula pede acesso a acordo bilionário do MPF de Curitiba com a Petrobras

Na imagem, o ex-presidente Lula

“A defesa do ex-presidente Lula pediu à Justiça para ter acesso à íntegra de um acordo bilionário firmado entre o MPF (Ministério Público Federal) de Curitiba e a Petrobras. Por ele, a estatal depositará R$ 2 bilhões em uma fundação que será administrada por pessoas e entidades selecionadas pelo próprio MPF. O acordo, que teria envolvido autoridades dos EUA, está sendo fortemente questionado por políticos, advogados e até ministros do STF. Eles entendem que os recursos são públicos e deveriam ser destinados à União. O MPF, portanto, não teria legitimidade para participar da administração do dinheiro”, informa a jornalista Mônica Bergamo.

“Os advogados de Lula acreditam que os termos do acordo podem ter impacto em um processo do ex-presidente em que a Petrobras se coloca como vítima dos desvios de recursos e foi aceita como assistente de acusação. Eles acreditam que há aspectos contraditórios que podem ser esclarecidos na comparação dos argumentos de vítima da Petrobras na ação de Lula com o papel que ela assume no acordo do MPF, em que tem que pagar indenizações”, diz ainda a jornalista.

Enquanto o colunista Reinaldo Azevedo aponta a privatização ilegal de recursos públicos, o jornalista Luis Nassif teme que a fundação seja usada para alavancar projetos políticos da República de Curitiba.

Brasil 247