Cartaxo e secretária recebem voto de aplauso pela política nutricional das unidades da rede premiada pelo FNDE - WSCOM

menu

Paraíba

23/03/2018


Cartaxo e secretária recebem voto de aplauso pela política nutricional das unidades da rede premiada pelo FNDE

Foto: autor desconhecido.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e a secretária de Educação e Cultura, Edilma Freire, receberam votos de aplauso, nesta quinta-feira (22) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em reconhecimento pela política nutricional desenvolvida na Rede Municipal de Ensino. Na última quarta-feira (21), o trabalho realizado nas creches e escolas públicas da Capital foi premiado pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que destacou, entre 30 experiências nacionais, duas creches da Capital, pelo trabalho na promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. O requerimento foi apresentado pelo vereador Professor Gabriel.

As experiências relatadas pelas creches Delegada Maria Teresa, em Miramar, e Júlia Ramos, na Torre, se destacaram, em meio a mais de 800 trabalhos realizados em unidades de ensino de todo o país. Elas foram selecionadas para integrar o Livro ‘Jornada da educação alimentar e nutricional – melhores relatos da educação infantil’, lançado pelo FNDE, junto com outros 28 relatos de outras cidades, como as 30 melhores experiências de todo o Brasil voltadas para o tema da qualidade da alimentação nas escolas públicas brasileiras.

O reconhecimento dado às creches de João Pessoa se deu em virtude do trabalho realizado para a implantação da horta escolar pedagógica. Através deste trabalho, a comunidade escolar foi toda reunida para incentivar os bons hábitos alimentares entre as crianças e, contando também com a participação dos pais, estimular também a mesma prática em suas casas. Crianças, pais e professores, participam desde a limpeza dos locais e organização dos vasos, até o cultivo e colheita, para que os alimentos produzidos sejam servidos na própria unidade de ensino.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa investe, por ano, aproximadamente R$ 15,6 milhões, com a alimentação escolar, sendo 60% de contrapartida com recursos próprios do município, oferecendo diariamente, quase 93 mil refeições. Nas escolas regulares, os alunos fazem uma refeição na escola dependendo do turno e quem estuda em escola em Tempo Integral faz três refeições. Nas creches, cada criança faz cinco refeições por dia na unidade de ensino (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar).

A entrega da premiação aconteceu nesta quarta-feira (21) no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) e contou com representantes das 30 unidades que se destacaram.

Notícias relacionadas