Livros sobre poesia e educação são lançados no CI - WSCOM

menu

Paraíba

18/06/2018


Livros sobre poesia e educação são lançados no CI

Foto: autor desconhecido.

A diretora de Patrimônio e Finanças do Unipê, professora Vera Medeiros, lançará o livro “Lua Cheia – Haicai”nesta quinta-feira (21). No mesmo dia, a professora Clemilde Pereira lançará uma nova obra do professor Afonso Pereira, um dos fundadores do Unipê. O livro do sócio do IPÊ Educacional Ltda. é intitulado “Dos Deveres da Educação”. As publicações contarão com um coquetel de lançamento na Sala de Leitura do Centro de Informação – CI, às 10h. O evento fará parte das festividades em comemoração aos 47 anos do Unipê.

A obra da professora Vera resgata a história e estrutura do haicai, poesia típica do Japão. Em “Lua Cheia – Haicai” é realizado um levantamento de autores brasileiros que se dedicaram ao estilo de poesia. Entre os nomes consagrados estão Monteiro Lobato, Paulo Leminski, Olga Savary, Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade.

As características básicas do haicai são a concisão e a objetividade. Em sua etimologia, hai-kai é uma palavra japonesa composta por hai (alegria) e kai (harmonia). Tradicionalmente, é composto por 17 sílabas, divididas em três versos de cinco, sete e cinco sílabas.

O haicai se refere à natureza, a um evento em particular e a um sentimento, trazendo a marca do momento de sua escrita. Noutros países, algumas regras básicas do haicai são observadas com rigor, embora nem todas possam ser seguidas à risca.

Serviço

Lançamento de livros

Obras: “Lua Cheia – Haicai”, de Vera Medeiros, e “Dos Deveres da Educação”, de Afonso Pereira

Data: 21 de junho | Horário: 10h

Local: Sala de Leitura do Centro de Informação – CI do Unipê.

Notícias relacionadas