Livro sobre como agir com usuários de drogas será lançado neste domingo (17) na Cidade Viva - WSCOM

menu

Entretenimento

15/02/2019


Livro sobre como agir com usuários de drogas será lançado neste domingo (17) na Cidade Viva

Você sofre por ser usuário de drogas? Possui algum parente ou amigo que está preso nas amarras do vício? Gostaria de saber como agir diante dessa situação? O livro “Livre! o que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências” será lançado neste domingo (17) no Centro de Convenções da Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa, durante as três celebrações (9h30; 16h; e 19h). Escrito pelo especialista em Saúde Mental, doutorando em Ciência das Religiões e pastor da Cidade Viva, Saulo Ribeiro, a obra traz luz, orientação e compaixão sobre uma das lutas que têm mais destruído vidas, famílias e relacionamentos na sociedade contemporânea: a dependência química.

“Livre!”, publicado pela editora Mundo Cristão, terá o lançamento nacional em João Pessoa, com uma sessão de autógrafos do autor Saulo Ribeiro, na Livraria Sementes, além de contar com a presença do secretário nacional de Proteção Global e presidente da Fundação Cidade Viva, Sérgio Queiroz. Diante da importância da temática, o livro já é aguardado com muita expectativa por um público amplo, que vai desde o dependente químico, em busca de soluções para o seu problema, passando por professores, estudiosos e profissionais de saúde, além de líderes comunitários e religiosos e, claro, de famílias, que querem entender melhor o problema da dependência como forma de buscar saídas eficazes para reabilitação de seus entes queridos.

Livro mescla rigor científico com viés humanitário – Com formação acadêmica qualificada, somada à longa experiência prática, Saulo Ribeiro lança mão de dados científicos e estatísticos que não só conferem rigor técnico ao texto, mas mescla com profundo viés humanitário, traduzido em casos reais que dão esperança para quem não vê mais saída. 

“Busquei apresentar histórias reais, que falam de sofrimentos e alegrias, derrotas e vitórias, mas que, no fim, apontam para a mesma conclusão: sempre há uma forma de encontrar uma solução para o que nos incomoda. A questão é descobrir até onde estamos dispostos a mudar a forma de agir ou então o que é mais difícil: a nossa perspectiva sobre o que de fato nos aflige. O livro traz também as principais perguntas feitas sobre cada dependência numa linguagem simples. Livre! é um livro que traz esperança para quem sofre de perto os males dos vícios, um dos maiores problemas sociais de nossa nação. Além disso, em toda a obra, o leitor perceberá o quanto o fator Deus pode ser primordial na restauração do adicto e de sua família”, detalha na obra Saulo Ribeiro, que também será um dos palestrantes convidados da Consciência Cristã 2019, que acontece de 3 a 5 de março, na cidade de Campina Grande.

Por sua relevância no contexto nacional – e porque não global –, a nova obra de Saulo Ribeiro ganha não apenas atenção e elogios, mas é também endossada pelo editor da Mundo Cristão, Maurício Zágari, que escreve a apresentação do livro, pelo secretário nacional de Proteção Global e presidente da Fundação Viva, Sérgio Queiroz, que escreve o prefácio; e do psicólogo, policial federal e especialista em combate às drogas, Deusimar Wanderley Guedes. 

“Por entender a gravidade do problema, a Mundo Cristão enxerga a urgência de publicar obras que ajudem usuários e seus familiares e amigos a superarem a tragédia da dependência química e acolhe com alegria Saulo Ribeiro em seu time de escritores”, escreve o editor da Mundo Cristão, Maurício Zágari, que é teólogo, jornalista e também escritor.

Livro atinge público diverso – “Não tenho dúvida de que este livro será uma grande fonte de informação e inspiração para um público diverso, formado por professores, profissionais de saúde, líderes comunitários, líderes religiosos e de famílias em busca de soluções para esse tão grave problema. E, do mesmo modo, espero que adolescentes e jovens se engajem nessa leitura, a fim de que as falsas sensações de alegria e realização prometidas pelas drogas sejam desmascaradas e seus efeitos danosos, combatidos por toda a sociedade”, prefacia o secretário nacional de Proteção Global e presidente da Fundação Cidade Viva, Sérgio Queiroz.

Para o psicólogo Deusimar Wanderley Guedes, que atuou como secretário de Políticas Públicas sobre Drogas na Paraíba, “Saulo Ribeiro não é apenas um evangelizador, mas uma pessoa envolvida nas causas sociais, em especial, na educação no uso indevido de drogas. Este novo livro traz de forma objetiva e em linguagem acessível os diversos tipos de drogas, como se prevenir e de como se livrar desse mal, utilizando de forma sábia princípios cristãos e dados científicos”, comenta Deusimar.      

“Sempre procurei um livro que tratasse da temática das drogas com uma linguagem acessível, mas que não fosse superficial e que trouxesse pesquisas sérias, e que também não fosse impessoal, mas que respondesse as nossas perguntas e nos fizesse olhar os vazios da alma humana por trás da dependência. Este é o livro que você e eu tanto procurávamos”, aponta o pastor da Igreja do Rio e psicólogo clínico, Thiago Tomas.

Onde o livro pode ser encontrado – “Livre! o que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências” está dividido em oito capítulos e tem 140 páginas. Editado pela Mundo Cristão, um do principais selos editoriais do país, já pode ser encontrado nas livrarias Sementes da Cidade Viva; Leitura (shoppings Manaíra e Mangabeira); Nobel, além pela internet no site da Amazon.

Quem é Saulo Ribeiro – Nascido em Juazeiro do Norte (CE), Saulo Duarte Lima Ribeiro é historiador, especialista em Saúde Mental, mestre e doutorando em Ciência das Religiões e Teologia pela UFPB. É também pastor de jovens casais, coordenador do Núcleo Comunitário da Cidade Viva e da área de Prevenção e Tratamento de Adicções da Fundação Cidade Viva. “Livre!” é a segunda obra do autor. No ano passado, lançou o seu primeiro livro intitulado ‘Casamento em Reforma: cinco fundamentos eternos para o sucesso conjugal’. Saulo é casado há nove anos com Sabrina Guimarães Ribeiro e pai de Daniel e de Pedro.