Liberdade de pensamento e resistência marcam Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande - WSCOM

menu

Paraíba

06/03/2019


Liberdade de pensamento e resistência marcam Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande

O evento aconteceu entre os dias 01 e 05 de março, no SESC Centro, na Rainha da Borborema.

Imagem reprodução

Em sua 28ª edição o Encontro da Nova Consciência foi marcado por momentos de diálogo entre as maiores personalidades nacionais e internacionais para a abordagem de temas de interesse da humanidade, como o exercício da tolerância, o diálogo Inter-Religioso, o Desenvolvimento Sustentável e a Inclusão Social. O evento aconteceu entre os dias 01 e 05 de março, no SESC Centro, em Campina Grande.

 

Além das palestras, mesas redondas e mostras de curtas realizadas no SESC Centro, a partir do sábado (2) eventos paralelos aconteceram no Cine São José, no auditório da Secretaria de Cultura (ao lado do Terminal de Integração) e no Centro de Arte e Cultura (prédio da antiga Faculdade de Administração – UEPB), totalizando mais de 160 comunicações.

 

O tema principal deste ano foi “A Arte da Resistência” que segundo Elianildo Nascimento, um dos organizadores do Encontro da Nova Consciência, foi escolhido por conta do momento político e social em que vivemos.“Um momento em que quanto mais obscurantista for, quanto mais antigo for, as perspectivas, os pensamentos, com relação a direitos, com relação a questões de gênero, com relação à intolerância, esse mar de situações que vivenciamos, ele está navegando para o crescimento desse processo de anti-civilização, de negação de uma humanidade, de negação de direitos”, afirma.

 

Elianildo ainda ressaltou o motivo pelo qual o evento se faz necessário “o Encontro ainda é um espaço de livre discussão, de livre pensamento, de denúncia dessas situações e ao mesmo tempo de fomento. Ele serve como exemplo de fomento a articulações, a revigorar as forças para atuar contra esses processos. De modo geral, a maiorias dos temas que aqui são trabalhados tiveram nesse Encontro essa perspectiva, de tentar reforçar todas as ações, as proposições e os movimentos que dão ênfase a combater esse status quo”.

 

A Ialorixá Mãe Rosana D’Oya também comentou a importância do Encontro: “A importância do evento é unir, unir a diversidade, unir as diferenças, sem preconceito, com união, com a paz, diz que as pessoas devem se respeitar, cada um no seu espaço, na sua crença, no seu objetivo. Nova Consciência é isso. Ela consegue reunir todas as diferenças, e todos são amigos, e todos se respeitam, essa é a cara da Nova Consciência”.

 

Os organizadores do Encontro da Nova Consciência informam que a 29º edição do evento acontece de 21 a 25 de fevereiro de 2020.