Leonardo Gadelha: antes de atrair turistas precisamos definir perfil turístico d - WSCOM

menu

Economia & Negócios

27/05/2008


Leonardo Gadelha: antes de atrair

O deputado Leonardo Gadelha defendeu na manhã de hoje, durante audiência pública promovida pela frente parlamentar do turismo, a definição de um perfil turístico para o estado da Paraíba. A audiência aconteceu na manhã desta terça-feira com o objetivo de discutir incentivos e propostas para o desenvolvimento do turismo.

“Antes de trazer os turistas, precisamos de estrutura para recebê-los e também saber que tipo de turista queremos atrair para o estado”. Para Leonardo, o estado não pode pensar em desenvolver o estado sem um projeto claro de investimentos direcionados. “Antes de qualquer programa de fomento é necessário um estudo de viabilidade que demonstre a possibilidade de retorno para o dinheiro aplicado”.

O prefeito do Conde, Aluísio Régis, foi na mesma linha de raciocínio do parlamentar. “Como poderemos traçar os roteiros antes de estruturar estes mesmo roteiros?” questiona Régis. O deputado Carlos Batinga lembrou que o orçamento do estado não contempla de maneira clara os investimentos em turismo e esse é um outro ponto-chave na discussão. “Precisamos que o orçamento direcione claramente verbas para o turismo e não da maneira subjetiva que existe hoje”.

Leonardo Gadelha defendeu uma aproximação do trade turístico com o poder público como forma de estabelecer metas e planos que garantam a construção e um perfil para o estado. “É extremamente necessária a participação do trade nesse processo. João Pessoa não conta com um hotel 5 estrelas. Será que isso é um problema? Talvez não seja. Vai depender do tipo de turista que a Paraíba vai atrair”, disse Leonardo.

O parlamentar disse ainda que grandes ações são necessárias, mas pequenas medidas também podem ajudar. “Apresentei, há alguns dias, um requerimento solicitando a transferência de 2 fingers que não estão sendo usados no aeroporto do Recife. É uma ação simples mas que traria muito mais conforto aos passageiros de João Pessoa que, normalmente, desembarcam na madrugada e sob chuva”.

O representante da secretaria de turismo do Estado concordou com as colocações do deputado Leonardo Gadelha. “Não podemos bater de frente com os estados vizinhos. O caminho para a Paraíba é investir nas nossas vocações aproveitando o que temos de diferente dos outros estados”. Ele também defendeu a criação de novos roteiros, como o circuito do frio, no brejo do estado.

Notícias relacionadas