Leituras que fazem bem para a cuca - WSCOM

menu

Saúde

11/09/2017


Leituras que fazem bem para a cuca

MENTE SAUDÁVEL

Foto: autor desconhecido.

As descobertas da ciência têm aumentado cada vez mais o leque de argumentos para os defensores da leitura. Já se sabe, por exemplo, que a atividade aumenta nossa expectativa de vida – e que nos ajuda na cura de doenças como depressão e ansiedade.

É justamente a saúde mental, diga-se de passagem, a protagonista das quatro obras que indicamos a seguir. Porque este assunto merece cada vez mais atenção, não é verdade? Confira a ficha técnica dos livros e, abaixo, um pequeno resumo sobre eles.

Deu Branco!

Sian Beilock, professora de psicologia da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, usa conceitos modernos da neurociência para ajudar você a suprimir os lapsos de memória. Embora não se furte de conceitos complexos, a autora traz várias dicas, como agrupar informações em categorias para não esquecê-las.

Dumplin’

Um livro de ficção que aborda a gordofobia, isto é, o preconceito contra as pessoas obesas. Ao entrar na história da jovem Willowdean, uma “gorda assumida”, o leitor nota o impacto desse tipo de discriminação. O roteiro tem pitadas de feminismo, um romance arrebatador e bom humor. Vai até virar filme!

Medicina Integrativa: a cura pelo equilíbrio

Aqui, não entenda “cura” como o fim de uma doença. Na nova edição deste dossiê sobre terapias integrativas, o médico Paulo de Tarso Lima usa o termo pensando no potencial do autocuidado em melhorar a qualidade de vida frente a qualquer mal, especialmente os que abalam as emoções.

Os 7 inimigos do coração

O foco não é o músculo cardíaco. “O que chamo de coração é a parte mais íntima e profunda do ser”, escreve o endocrinologista Luiz Fernando Sella. Ele discute sete barreiras para uma vida leve: ganância, raiva, inveja, egoísmo, mentira, culpa e vaidade. E aponta caminhos para contorná-las.

(Ilustração: Anália Moraes/SAÚDE é Vital)

Notícias relacionadas