Laranja: pré-candidatura de José Neto serviria para pressionar PMDB, confessa Hi - WSCOM

menu

Política

02/06/2006


Laranja: pré-candidatura de José Neto

O presidente do Diretório Municipal do PT, Hildevânio Macedo, afirmou nesta sexta, 2, que a pré-candidatura de José Neto, além de garantir um palanque para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Paraíba, também serve para agilizar no PMDB uma possível coligação.

Ontem o presidente do Diretório Estadual, deputado Frei Anastácio, já tinha dando a entender que candidatura poderia servir como moeda de barganha.

“Nós temos a consciência do peso do PT na Paraíba, nós queremos ser tratados de acordo com o que somos: a terceira força política do Estado”, alega Macedo.

Apesar de não assumir completamente a candidatura de José Neto como sendo ‘laranja’, apenas de fachada, o PT tem demonstrado cada vez mais que poderá retirar a candidatura assim que for firmada a coligação com o PMDB, e em caso negativo a mantém, também com vistas a um segundo turno.

Durante a reunião do Diretório Estadual – quando ficou decidido que o PT lançaria candidato próprio ao Governo do Estado – essa foi uma das críticas do deputado federal Luiz Couto. O deputado chegou a chamar a candidatura própria do PT de ‘candidatura de mentirinha’.

Segundo Macedo, hoje haverá mais um ato em favor da candidatura de José Neto no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Público (Sintep) e no dia 10 outra uma rodada de negociação com o PMDB, será a quarta.

Ontem o PT fez mais uma reunião da equipe de articulação política do partido. “Tiramos encaminhamento para confirmar o encontro para o dia 17”, pontua, lembrando a data onde deve ser decidido de fato se sai ou não sai à coligação com o partido de José Maranhão.

Macedo lembrou que a própria Direção Nacional do partido está envolvida com a aliança com PMDB – o presidente fez proposta explicita ao ex-governador Orestes Quércia para uma coligação – confirmando tendência de convergência entre as duas siglas para as eleições 2006.

Notícias relacionadas