Lançada segunda edição da Rota Cultural Raízes do Brejo - WSCOM

menu

Artes

30/08/2018


Lançada segunda edição da Rota Cultural Raízes do Brejo

Foto: autor desconhecido.

A Rota Cultural Raízes do Brejo foi lançada, nesta quarta-feira (29), durante um evento no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. Passando por nove cidades do Brejo paraibano – Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos -, o roteiro acontece de 14 de setembro a 25 de novembro.

A programação da Rota Raízes do Brejo conta com trilhas, exposições, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, visitas a engenhos, apresentações teatrais, encontro de violeiros, cavalgadas, além de shows com Pinto do Acordeon, Os Gonzagas e a Orquestra de Violões da UFPB. O evento, que este ano chega à segunda edição, tem uma programação de quase 100% de artistas regionais. A perspectiva é atrair um público superior a 15 mil pessoas por cidade.

A Rota Cultural é realizada pelo Fórum de Turismo do Brejo, em parceria com as prefeituras da região, com apoio do Governo do Estado e do Sebrae. O presidente do Fórum, Sergerson Silvestre, explicou que a programação foi definida com todos os prefeitos, buscando dar destaque às atrações culturais de cada cidade.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a Rota Cultural Raízes do Brejo se consolida como um evento que já nasceu forte por ser um roteiro turístico que valoriza o que é cultura de raiz, por dar destaque aos atrativos da região.

Já o secretário da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, destacou a união dos municípios envolvidos na Rota, o que garante a visibilidade do potencial artístico e cultural do Brejo.

Como a Rota Cultural tem início em Belém, no dia 14 de setembro, com grande expectativa para cerimônia de abertura, a prefeita Renata Cristine reforçou que o Raízes do Brejo no seu primeiro ano tornou-se um construtor de um grande equipamento turístico e que este ano alcança a sua afirmação na propagação do patrimônio histórico-cultural da região.