Katrina alcança categoria 5 e dirige-se ao sul dos EUA - WSCOM

menu

Internacional

28/08/2005


Katrina alcança categoria 5 e

O furacão Katrina alcançou a categoria 5 na escala Saffir-Simpson –a mais alta da escala– e segue em direção às costas da Louisiana e do Mississippi (no Sul dos EUA), disse neste domingo o meteorologista do NHC (sigla em inglês para Centro Nacional de Furacões) Ed Rappaport.

“Estamos muito preocupados” com os danos que Katrina pode causar, embora não se pode saber ainda se sua intensidade continuará no nível máximo quando ela tocar a terra, previsivelmente amanhã, disse Rappaport.

Furacões de categoria 5 na escala Saffir-Simpson atingem ventos superiores a 250 km/h, podendo arrancar árvores grandes pela raiz e destruir telhados de casas e edifícios. A água do mar podem atingir cerca de 9 km continente adentro. As avenidas e estradas de emergência, escolhidas para a retirada de moradores, são interditadas por 3 a 5 horas, antes da chegada do centro do furacão. É obrigatória a retirada de todas as pessoas que morem perto da costa, e que vivam em terrenos baixos a uma distância de 3,2 km do mar.

O governador do Estado do Mississippi, Haley Barbour, e a governadora do Estado da Louisiana, Kathleen Blanco já haviam declarado na sexta-feira estado de emergência devido à possibilidade de chegada do Katrina.

O diretor da Agência de gerenciamento de Emergências do Mississippi, Robert Latham, disse que a Guarda Nacional já foi acionada para ajudar com os preparativos para enfrentar o furacão.

A última vez em que um furacão de categoria 4 atingiu os Estados do Mississippi e da Louisiana foi em agosto de 1969, quando o furacão Camille chegou à região, com ventos de 246 km/h, deixando 256 mortos. Desde então apenas outros três furacões de categorias 4 e 5 atingiram os EUA –o Charley, no ano passado; o Andrew, que atingiu a Flórida em 1992; e o Hugo, que atingiu os Estados das Carolinas do Norte e do Sul, em 1989.

Notícias relacionadas