Juliano Moreira realiza oficina de teatro aberta ao público - WSCOM

menu

Entretenimento

08/04/2017


Juliano realiza oficina de teatro

NA CAPITAL

Foto: autor desconhecido.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste sábado (8), no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, uma oficina de teatro aberta ao público. A atividade, realizada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, ocorrerá aos sábados, a partir das 14h30. Com o objetivo principal de potencializar o tratamento de quem sofre de alguma patologia psíquica, por meio do universo teatral, a oficina tem como público-alvo pacientes e trabalhadores do Juliano Moreira, trabalhadores e militantes da saúde mental, artistas da cidade e o público em geral.

“Através do universo lúdico do teatro, produzindo a interação, integração e possível reinserção social, podemos potencializar o tratamento dos pacientes de saúde mental. Além disso, produzimos uma discussão entre arte, loucura e tratamento. Queremos também montar um espetáculo a partir da obra “O Alienista”, do escritor Machado de Assis”, disse o arte-educador responsável pela atividade, João Paulo Araújo Macedo.

João Paulo ressaltou que a atividade traz em sua essência a estética do teatro de rua, por ser uma prática que pode acontecer nos mais variados espaços, e da arte pública, conceito idealizado e defendido pelo Amir Addad, diretor do Grupo “Tá na Rua”, onde a sua estrutura de apresentação se coloca como uma espécie de carnavalização do teatro.

“Venho buscando inserir essas linguagens teatrais nas minhas oficinas, de maneira a constatar diferenças, por se tratar de pessoas que não são atores ou atrizes, e ainda com o agravante da doença psíquica. Criei essa atividade a partir da minha experiência de 11 anos como ator, e da constante pesquisa e experiência dentro da saúde mental, que é uma área que trabalho e milito há cinco anos. Cada vivência suscita novas possibilidades. A importância terapêutica da arte é imensa”, concluiu João Paulo.