João Pessoa Segura vai auxiliar na recuperação de carros roubados e clonados - WSCOM

menu

Paraíba

20/09/2018


João Pessoa Segura vai auxiliar na recuperação de carros roubados e clonados

Foto: autor desconhecido.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou, na manhã desta quinta-feira (20) o programa João Pessoa Segura, que auxilia órgãos de segurança na identificação de carros com suspeita de roubo ou clonagem em circulação na Capital. O projeto, executado pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), utiliza um sistema de reconhecimento óptico de caracteres para identificar as placas dos automóveis. Na fase de testes, realizada nos últimos 15 dias, o equipamento identificou uma média de 50 veículos suspeitos por dia.

O equipamento é chamado de OCR. Trata-se de sensores que reconhecem as placas dos veículos com restrições de roubo e furtos no Sistema Nacional de Controle de Veículos. Eles estão espalhados em 48 pontos da cidade, formando um cerco eletrônico por onde circula uma média de mais de 600 mil veículos. Após a identificação do veículo, o OCR emite uma alerta para a Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT) da Semob-JP, que aciona os órgãos de segurança repassando todas as informações.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Adalberto Araújo, explicou que o equipamento também auxilia em outras frentes. “É um mecanismo que nos permite controlar a quantidade de fluxo das vias, colaborando com o planejamento de ações para a gestão da engenharia de tráfego, e que agora também vai dar todo o suporte para trazer mais segurança para as pessoas”, declarou.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, sargento Denis, a ação é mais uma forma de cumprimento da Lei 13675/2018, a Lei do Susp, Sistema único de Segurança Pública. “A Lei prevê a divulgação e o compartilhamento de informações entre os órgãos em favor da segurança pública e é isso que o programa traz. Queremos fazer a nossa parte sem tomar o lugar e as competências dos ouros órgãos”, explicou.

O programa João Pessoa Segura trabalhará repassando as informações para órgãos de segurança da esfera local, estadual e federal, com as quais serão realizados convênios cooperativos. O trabalho pretende ser realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), Ministério Público Estadual, Detran, Polícia Civil e Polícia Militar, além da própria Guarda Municipal.

Secom-JP

Notícias relacionadas