João Pessoa segue sem alertas de gravidade após fortes chuvas; capital registra 46mm³ nas últimas 24h - WSCOM

menu

Paraíba

30/03/2018


João Pessoa segue sem alertas de gravidade após fortes chuvas; capital registra 46mm³ nas últimas 24h

Foto: autor desconhecido.

A  Defesa Civil de João Pessoa segue monitorando as áreas de risco na Capital.  Até a manhã desta sexta-feira (30), não havia alerta de gravidade ou ocorrências registradas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, o órgão permanece em observação constante sobre ocorrências e possíveis avisos de atenção emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo Noé Estrela, a Defesa Civil não registrou problemas com pontos de alagamentos, ou deslizamento de barreiras e outros ou outros sinais de possíveis problemas acarretados pela chuva. “Nas últimas 24h, choveu 46mm³ em João Pessoa e estamos trabalhando com tranquilidade. Não houve ocorrências graças ao trabalho preventivo. E o volume das chuvas, segundo a previsão, deve diminuir”, destacou o coordenador.

Trabalho preventivo – Com a implantação do Programa João Pessoa em Ação, a Capital paraibana não registra mais inundações, deslizamentos, pessoas desabrigadas e morte desde 2013.

A redução das ocorrências é fruto de uma ação capitaneada pela Defesa Civil Municipal. ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, é uma parceria com as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

De acordo com Noé Estrela, essas ações integradas compreendem desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências em áreas de risco, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução e recuperação de galerias pluviais e assistência social.

Atendimento 24 horas – Em caso de ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil a qualquer hora, através do Disk Defesa Civil: 0800 285 9020.

Foto: Gilberto Firmino