João Pessoa sedia 5ª Jornada de Psicanálise Clínica - WSCOM

menu

Educação

24/05/2008


João Pessoa sedia 5ª Jornada

Um importante nome para a psicanálise nacional na atualidade, participa nos dias 30 e 31 de Maio da 5º Jornada de Psicanálise Clínica em João Pessoa. Trata-se do conferencista Luís Cláudio Figueiredo, que é a principal atração do evento, que acontecerá no auditório do UNIPÊ.

O evento, que é voltado para estudantes e profissionais da área de psicologia e psicanálise, tem como tema “A Clínica Conta Histórias: do Sujeito ao Social”. Além Luís Cláudio, participam do evento psicanalistas de renome nacional, com estudos importantes que serão debatidos no evento. São eles: Zeferino Rocha que será homenageado (psicanalista, filósofo e professor da Universidade Cátolica/PE), Fernando Andrade, Eugênia Krutzen, Ronaldo Monte, Ivone Vita, Elvira Rezende, Mercês Muribeca, Iraquitan Caminha, Neuma Barros, Glória Barros, Úrsula Leite, Teresa Crispim, Regina Almeida (RN), Eugênia Chaves (RN), Paula Germana , Socorro Pizetti e Marisa Nicolau.

O Conferencista Luís Cláudio

Luís Cláudio Figueiredo tem experiência na área de psicologia, atuando principalmente em pesquisas e orientações nos seguintes temas: teorias e práticas psicanalíticas (em especial, Freud, Melanie Klein, Bion e Winnicott), história e epistemologia da psicologia e da psicanálise. Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1976), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Livre Docência em Psicologia pela USP (1992). Atualmente é professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor associado da Universidade de São Paulo.

É autor de importantes publicações utilizadas por acadêmicos de psicologia e especialistas em psicanálise, e os seus livros mais atuais são: “Ética e técnica em Psicanálise 1 e 2”, “Melanie Klein: Estilo e Pensamento” e “Psicanálise. Elementos Para a Clínica Contemporânea”, tendo também livro publicado no Chile “Psicología. Una introducción. Una visión histórica de la psicología como ciência”.

Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras e, atualmente, há diversas escolas. O método básico da psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. Com a Jornada realizada pelo NEPSI (Núcleo de Estudos e Produção em Clínica Psicanalítica) do ESPI – Espaço Psicanalítico, os profissionais terão muito o que discutir e apresentar resultados de pesquisas recentes nesta área. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo fone: (*83) 3225-6070, fone/fax: (*83)3243-7901 ou no site: www.epsi.com.br

Notícias relacionadas