João Pessoa recebe palestra sobre crise dos combustíveis e Petrobras - WSCOM

menu

Paraíba

04/06/2018


João Pessoa recebe palestra sobre crise dos combustíveis e Petrobras

Foto: autor desconhecido.

O Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (8), a primeira palestra da edição 2018 do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba. Com o tema O Petróleo é nosso – Para quê?, a palestra abordará a crise de combustíveis enfrentada pela sociedade brasileira. O evento será realizado no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa, a partir das 10h, com entrada gratuita.

O palestrante convidado é Adilson Oliveira, graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Já o mediador será Nelson Rosas Ribeiro, graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e professor voluntário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na palestra “O Petróleo é nosso – Para quê?” serão abordadas as seguintes questões: crise de combustíveis – tragédia anunciada de uma política equivocada; A Petrobras como patrimônio nacional, fator de desenvolvimento e objeto de interesses internacionais; Crise, limites e horizontes da política energética brasileira:  o centro e a periferia no Brasil sob o signo da desigualdade e do vazio estratégico; Por um desenvolvimento econômico e social sustentável; Estado, sociedade e mercado: tensões, disputas e equilíbrios.

O coordenador do Pense, João Eduardo, destaca que o evento terá a mesma dinâmica das edições de 2017. “São palestras que têm como principal objetivo fazer a sociedade refletir sobre grandes temas do seu interesse, como é a questão dos combustíveis. São palestrantes de fora e mediadores da Paraíba, que vão interagir com o público presente ao evento”, disse.

Perfil dos convidados – Adilson Oliveira é graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Ciências Aplicadas pela University of Sussex, Grã-Bretanha e doutor em Economia pela Université de Grenoble, França.

Adilson participou da criação da Área Interdisciplinar de Energia da COPPE/UFRJ, onde permaneceu até 2002, quando se transferiu para o Instituto de Economia da UFRJ, no qual criou e coordenou o Grupo de Pesquisa em Energia e se aposentou como professor titular.

Já Nelson Rosas Ribeiro é graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor voluntário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O mediador tem Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) pela Universidade de Paris Nanterre e doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, sendo atualmente professor aposentado pela UFPB, onde exerce a função de professor voluntário.

Nelson ainda tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria marxiana, economia brasileira, ciclo econômico, globalização e contas nacionais.

Notícias relacionadas