João Pessoa recebe edição do maior evento Hacker da América Latina - WSCOM

menu

Paraíba

22/02/2018


João Pessoa recebe edição do maior evento Hacker da América Latina

Foto: autor desconhecido.

O Roadsec , maior evento hacker da América Latina, vai desembarcar em João Pessoa no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, para fazer da cidade o marco do início das comemorações de 5 anos do fomento da comunidade e cultura hacker no país promovida pelo festival.

Com uma programação especial e ampliada, reunindo em um dia inteiro de atividades a troca de conhecimento entre os hackers e profissionais de segurança da informação mais qualificados da Paraíba e os especialistas de maior renome nacional e internacional, em palestras interativas para o público de todos os níveis. Simultaneamente, o público – que é formado por pessoas de todas as idades e gêneros, leigos ou não – poderá interagir com equipamentos de tecnologia de ponta, como óculos de realidade virtual, pilotagem de drones por smartphone, montagem de circuitos de robótica, impressão em 3D e muito mais.

Os paraibanos, além de poderem aproveitar o conteúdo rico e as atividades interativas, poderão acompanhar ao vivo a etapa regional do Hackaflag , o campeonato brasileiro de hacking , que revelará o hacker que representará a Paraíba na final nacional em novembro, em São Paulo.

O evento também é o principal espaço onde os talentos locais podem se revelar para o mercado, e profissionais já consolidados podem investir no networking. “O Roadsec por anos foi a única e mais importante ferramenta para fomentar a cultura hacker pelo Brasil e descobrir novos talentos para a Segurança da Informação. Neste ano vivemos um momento de consolidação e a Paraíba é um polo fundamental para esse setor.”, destaca Anderson Ramos, criador do Roadsec.

São esperados mais de 500 participantes entre hackers, estudantes, profissionais e empresas de segurança da informação e T.I. O Roadsec acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, das 9h30 às 18h.

Eleições, Moedas Digitais e o vacilo da Polícia de Buenos Aires

Votar no Brasil é seguro? Hackers podem interferir na nossa democracia? Quais eram e quais são hoje as vulnerabilidades da Urna Eletrônica? Quem vai responder essas e outras questões instigantes é o professor da Unicamp, Diego Aranha, coordenador da primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica. Além dele, o sócio-advisor da Foxbit, Marcos Henrique, trará as verdades secretas dos bastidores do Bitcoin e do Blockchain, e quais são os detalhes obscuros que você prec isa saber antes de investir nas moedas virtuais. Para finalizar os destaques, Mauro Francisco Cáseres, consultor de segurança da informação do Ministério de Produção da Argentina, vai compartilhar a surpreendente história de como a criação atrapalhada da Polícia Metropolitana de Buenos Aires deixou brechas de segurança que davam acesso a cada boletim de ocorrência feito pelos cidadãos, expondo desde dados confidenciais, como endereços de informantes, até detalhes de crimes violentos, como estupros e tráfico de drogas. Como um bônus, está incluso na palestra o capítulo “Polícia Federal”, um review de um caso similar em âmbito nacional.

Hackaflag e a menina prodígio da Paraíba

O Hackaflag, maior campeonato de hacking no estilo Capture The Flag do continente, viaja junto com o Roadsec pelo Brasil para revelar talentos locais. Cada vencedor nas etapas regionais é levado para São Paulo, para a disputa da final, durante a mega edição de encerramento do Roadsec, que neste ano acontecerá em 10 de novembro, com a presença de 5 000 pessoas.

No ano passado, pela primeira vez na história do campeonato, uma menina venceu uma etapa estadual e se classificou para a final nacional. A campeã paraibana foi a estudante de 19 anos, Aghata Sophia.

O prêmio para o campeão é uma viagem a Las Vegas com tudo pago e ingressos para a DefCon, a maior conferência hacker do mundo.

Serviço

Roadsec João Pessoa

TCE – Centro Cultural Ariano Suassuna (Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe)

Ingressos:

Antecipados: Meia – 60 reais / Inteira – 120 reais

Na porta: Meia – 70 reais / Inteira – 140 reais

Mais informações e ingressos: roadsec.com.br/joaopessoa2018

O ROADSEC

O Roadsec é um roadshow itinerante que leva um dia inteiro de atividades e conteúdo sobre hacking, segurança da informação e tecnologia por todo o país, com o objetivo de revelar talentos locais, promover o networking entre os profissionais da região e fomentar a cultura hacker brasileira em geral. Em 2018, esse projeto completa 5 anos de estrada e mais de 40 edições, que já receberam mais de 30 000 participantes de todas as regiões do Brasil.