João Pessoa realiza primeiro Encontro de Cidades Criativas Brasileiras da Unesco - WSCOM

menu

Paraíba

20/03/2018


João Pessoa realiza primeiro Encontro de Cidades Criativas Brasileiras da Unesco

O evento vai promover a troca de experiências entre os municípios do País que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas

Reconhecida, no final 2017, como referência pela criatividade, João Pessoa já promove o I Encontro das Cidades Criativas Brasileiras da Unesco (ECriativa), que será realizado na próxima sexta-feira (23), na Estação das Artes, no Altiplano. O evento vai promover a troca de experiências entre os municípios do País que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas. Além de João Pessoa, única cidade brasileira escolhida pela riqueza do artesanato e da cultura popular, participam representantes de Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Paraty, Salvador e Santos.

Esta será a primeira vez que as cidades brasileiras se reúnem para compartilhar experiências nos diferentes segmentos da economia criativa, setor econômico que tem como base a criação, produção e a distribuição de bens e serviços por meio da criatividade e da cultura. “Apesar de ter recebido o reconhecimento da Unesco há poucos meses, João Pessoa segue com passos importantes na sua consolidação como cidade criativa dentro e fora do país. O ECriativa chega para se somar a outras ações já colocadas em prática, como o programa AnimaCentro, de ocupação cultural em áreas históricas, e o Celeiro Espaço Criativo, uma vitrine permanente para o artesanato paraibano”, explicou Maísa Cartaxo, primeira-dama do Município.

Além das cidades brasileiras que já integram a rede, o encontro também terá a participação de três possíveis candidatas em 2019, as capitais Belo Horizonte (Gastronomia), Fortaleza (Design) e Recife (Artesanato). “Um dos motores dessa nova economia é o compartilhamento de informações, dentro de uma visão mais colaborativa do que competitiva. Esse será o primeiro passo para um intercâmbio permanente entre as cidades brasileiras, que, em breve, também estarão integradas às demais cidades de toda América Latina”, pontuou o secretário de Turismo, Fernando Milanez.

 ECriativa – O Encontro é promovido pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Sebrae/PB, com a participação de representantes da Unesco no País, além do Ministério da Cultura. Durante a programação, cada cidade irá apresentar projetos e propostas pactuados com a Unesco. Em seguida, haverá uma mesa redonda com especialistas em economia criativa, como Regina Amorim (gestora de Turismo do Sebrae), Alberto Cabral (antropólogo da UFPB) e Cláudia Leitão (socióloga da UFCE). Os representantes das cidades também participam de uma reunião de trabalho no período da tarde, de onde sairão para visitar o ‘Celeiro Espaço Criativo’ e o programa ‘AnimaCentro’.

Cidades Criativas Brasileiras da Unesco

Belém (Gastronomia)

Brasília (Design)

Curitiba (Design)

Florianópolis (Gastronomia)

João Pessoa (Artesanato)

Paraty (Gastronomia)

Salvador (Música)

Santos (Cinema)

Notícias relacionadas