João Pessoa pode ter mais um suspeito de Gripe A; três casos são monitorados - WSCOM

menu

Paraíba

29/07/2009


João Pessoa pode ter mais

Mais uma mulher pode entrar na lista de suspeitos de ter contraído a Gripe A em João Pessoa. Atualmente a Secretaria de Saúde da Paraíba confirma o monitoramento de três casos: um homem e uma mulher internados no Hospital Universitário (HU), e outra mulher internada em um hospital particular da cidade. Os dois pacientes do HU estão passando bem, apesar de pertencerem ao grupo de risco.

Todos que foram contaminadas pela Influenza A contraíram a doença em outros estados, o que resulta no fato de que o vírus não está circulando na cidade.

O material coletado dos casos suspeitos está sendo enviado para o estado do Pará, porém a Secretaria de Saúde do Estado garante que o tempo para a verificação do resultado dos exames está no prazo determinado. Os dados atuais são de que na Paraíba existem três casos sendo monitorados, sete já foram confirmados, 18 descartados e a constatação de uma morte, um total de 29 pessoas.

Audiência Pública

A proximidade da volta às aulas nas escolas públicas e privadas de toda a Paraíba, a confirmação da primeira morte e o aumento de casos no estado de Gripe A, motivou a realização nessa quinta-feira, 30, ás 9h30, de uma audiência pública na Assembléia Legislativa.

Com propositura do Deputado Estadual Rodrigo Soares (PT), estarão participando representantes das secretarias de saúde e educação estadual e municipal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos envolvidos com esses dois setores e sociedade civil. O objetivo principal é discutir estratégias conjuntas de combate e prevenção à nova gripe.

De acordo com a Anvisa, as escolas são lugares considerados potenciais transmissores da doença, pois possui uma grande circulação de pessoas. A preocupação está sendo maior nos grupos considerados de risco: crianças, que nessa época do ano estão mais sujeitas a infecções respiratórias, e idoso, grávidas e pessoas com histórico de problemas respiratórios.

 

Notícias relacionadas