Portal WSCOM revela perfis dos novos Secretários do Governo João Azevêdo; confira - WSCOM

menu

Política

08/12/2018


Portal WSCOM revela perfis dos novos Secretários do Governo João Azevêdo; confira

Portal analisou os 33 nomes que integração a equipe de governo à partir de janeiro de 2019

Na imagem o governador eleito da Paraíba, João Azevêdo

O governador eleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nessa sexta-feira (7), em suas redes sociais, os primeiros 33 nomes que integração sua equipe de governo a partir de janeiro do próximo ano.

Abaixo estão os perfis dos nomes anunciados para compor a gestão estadual a partir de 2019.

Confira abaixo os perfis:

Administração Direta

Gilberto Carneiro (Procurador-Geral do Estado)

Gilberto Carneiro é natural de Umburanas, na Bahia. É bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, e especialista em Direito Processual Civil. Foi professor de Direito Civil do Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê. Entre 2005 e 2008, exerceu o cargo de Procurador-geral do município de João Pessoa. No segundo mandato legislativo do então prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, Gilberto foi nomeado Secretário da Administração e ocupou a pasta da Secretaria da Administração do Governo Estadual até o dia 28 de junho, quando foi remanejado para PGE.

 

Paulo Márcio (Procurador-Geral Adjunto)

Paulo Márcio Soares Madruga é paraibano, natural de João Pessoa. Bacharel em Direito pelo Unipê e especialista em Direito Público, exerceu as funções de Assessor Jurídico da Procuradoria Regional Eleitoral entre 2006 e 2009, e de Assessor Jurídico da Procuradoria da República na Paraíba até 15 de maio de 2012, quando foi nomeado procurador do Estado. A partir de então, exerceu as atividades de Gerente Operacional da Procuradoria da Fazenda, membro do Colégio Nacional de Procuradores-chefes das Procuradorias Fiscais dos Estados e do Distrito Federal, Assessor Jurídico do Conselho de Recursos Fiscais da Secretaria de Estado da Receita e membro do Conselho Fiscal da LIFESA – Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba S.A.

 

Iris Rodrigues (Casa Civil)

É graduada em Direito pela Maurício de Nassau e em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi Diretora Executiva de Controle Administrativo-Financeiro da Agência de Regulação do Estado da Paraíba, Secretária Executiva Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Assessora Especializada da Secretaria de Estado do Governo e Chefe da Secretaria da Chefia de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa.

 

Tenente Coronel Anderson (Casa Militar)

É bacharel pós-graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (AMPB) e tem ainda uma segunda pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo, pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Como gestor público, exerceu o cargo de secretário executivo da Guarda Municipal de João Pessoa.

 

Nonato Bandeira (Secretário Chefe de Governo)

É jornalista formado pela UFPB. Iniciou na profissão em 1984, como revisor no jornal O Norte. Passou por quase todos os jornais paraibanos, ocupando diversas funções, de revisor a editor geral. Integrou a diretoria do Sindicato dos Jornalistas e presidiu a Associação Paraibana de Imprensa. Nonato foi secretário de Comunicação Institucional na Prefeitura de João Pessoa e no Governo do Estado, além de chefe de Gabinete. Ele ainda ocupou o cargo de vice-prefeito de João Pessoa.

 

Luís Tôrres (Secretário da Comunicação Institucional)

Nascido em São Luís (MA), Luís Tôrres formou-se em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e é profissional da área desde 2000. Iniciou a carreira cobrindo o cenário político paraibano, como editor da Revista O Forte, de Cabedelo, e subeditor de Política do Jornal da Paraíba. Foi comentarista político da TV Cabo Branco, apresentador da TV O Norte e responsável pela coordenação de jornalismo de dois portais de notícias do Estado, o Clikpb e o PB Agora. Na TV Master, idealizou e conduziu por quase dois anos o Conexão Master, e no Sistema Arapuan, Luís Tôrres foi apresentador dos programas televisivos Rede Verdade e Conexão Arapuan. Ele ainda conduziu o Conexão Direta e assinou o blog luistorres.com.br.

 

Sebastião Lucena (Secretário Adjunto da Comunicação Institucional)

Natural de Princesa Isabel, é formado em Direito e jornalista desde 1975. Foi repórter, redator, secretário de Redação, chefe de reportagem e editor político dos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba. Ele também foi vice-presidente da Associação Paraibana de Imprensa e diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, além de integrante dos programas de TV ‘Conexão Master’ e ‘Conexão Arapuan’. Também desempenhou as funções de juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho, procurador do Estado da Paraíba e corregedor da Procuradoria Geral do Estado.

 

Ronaldo Guerra (Chefe de Gabinete do Governo)

É empresário, com experiência na área de infraestrutura. Foi presidente da Empresa de Urbanização e Obras da cidade de Olinda (PE), onde também foi secretário de Governo. Ele também foi secretário de Infraestrutura, da Articulação Política e Chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa. Atualmente, é Chefe de Gabinete do Governo do Estado.

 

Gilmar Martins (Controladoria Geral do Estado)

É graduado em Ciências Contábeis e tem Pós-graduação em Contabilidade de Custos para Efeito Gerencial, Contabilidade e Auditoria Pública, Auditoria Fiscal Contábil e Direito Constitucional e Financeiro. Auditor fiscal do Governo do Estado da Paraíba, ele é representante da Controladoria Geral do Estado da Paraíba no Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FOCCO/PB; membro da Câmara de Conciliação e Instrução. Membro e Secretário Geral do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção – CTPCC; membro da Comissão Estadual de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias do Estado da Paraíba – CGCPS/PB; professor de cursos de Graduação e Pós-Graduação. Ele ainda exerceu os cargos de secretário Executivo da Controladoria Geral do Estado e é ex-contador Geral do Estado da Paraíba; e ex-auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas.

 

Livânia Farias (Secretária da Administração)

É natural de Sousa, no Sertão da Paraíba. É graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui especialização em Gestão e Administração. Foi procuradora do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (1998 – 2003) e procuradora no município de Cabedelo (2004). Livânia Farias também foi presidente da Comissão Permanente de Licitação de João Pessoa (2005 – 2008) e atuou como secretária de Finanças do município de João Pessoa (2008-2010). No Governo do Estado, também foi procuradora-geral.

 

Waldson Souza (Secretário de Planejamento)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba, é Especialista em Política e Gestão do Cuidado em Saúde e tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública. Já exerceu o cargo de Secretário de Estado da Saúde da Paraíba no período de 2011 a 2014, de Secretário de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal da Paraíba, de 2014 a 2016, e atualmente é Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

Fábio Maia (Secretário Executivo de Planejamento)

É formado em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. No governo do Estado foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer e secretário de Interiorização, além de chefe de gabinete do Governador.

 

Amanda Rodrigues (Secretária de Finanças)

Natural de João Pessoa, Amanda Rodrigues é graduada em Contabilidade pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e possui MBA em Gestão, Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem formação em Coach pelo instituto Arline Davis, formação em Liderança Lateral e formação em Programação Neurolinguista. Empresária desde 2001, atualmente está à frente da Secretaria Executiva de Empreendedorismo e da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba.

 

Marialvo Laureano (Secretário da Receita)

É engenheiro civil e auditor fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1993. Com larga experiência no setor, atuava como chefe da Fiscalização da Delegacia da Receita Federal do Brasil em João Pessoa. Anteriormente, foi analista Tributário da Receita Federal, de 1986 a 1989, e auditor de Contas Públicas do TCE/PB, de 1989 a 1993.

 

Bruno Frade (Secretário Executivo da Receita)

Natural de João Pessoa, é formado em Ciências Contábeis pela UFPB e Direito pelo Unipê e tem especialização em Direito Público pela Faculdade da Bahia. Auditor fiscal tributário concursado da Receita Estadual desde 2006, ele já ocupou os cargos de Supervisor de Fiscalização, analista do Setor de Inteligência, coordenador da Unidade de Inteligência da Receita e foi eleito sub-coordenador nacional do Sistema de inteligência Fiscal. Atualmente, ocupa a coordenação da assessoria técnica tributária da Receita do Estado.

 

Gustavo Feliciano (Secretário de Desenvolvimento Econômico)
É natural de Campina Grande, empresário, casado pai de 3 filhos. Formado em Direito em 2009. É diretor presidente de UNESC faculdades em Campina Grande. Também é diretor geral do Instituto Sagrada Família em Natal além de presidir a FACITEN faculdade de ciências e tecnologia de Natal. Como empresário também atua no ramo da construção civil.

 

Ivan Burity (Secretário Executivo do Turismo)

Foi secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa e gestor do Pólo Turístico do Cabo Branco.

 

Aléssio Trindade (Secretário de Educação)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, além de possuir o curso técnico-profissionalizante em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba . É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e exerceu o cargo de secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estimulação Tátil, Engenharia de reabilitação, surdo, Educação Especial.

 

Cláudio Furtado (Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia)

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), tem mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB, conselheiro do Sebrae, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, do Instituto de Inovação Telmo Araújo e Conselho estratégico do Instituto Becker e membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

 

Artur Viana (Secretário Executivo da Administração de Suprimentos e Logística da Educação)

Formado em Administração pela UFPB, foi diretor administrativo-financeiro do Jornal A União, chefe de Cerimonial do Governo e é o atual secretário Executivo de Administração de Suprimentos e Logística da Educação Estadual.

 

Cláudia Veras

É enfermeira sanitarista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Mestrado em Enfermagem em Saúde Coletiva e Pós-Graduação em Gestão da Atenção à Saúde e Especialização em Residência em Medicina Preventiva Social – UFPB. Já esteve à frente da Secretaria Executiva da Saúde, no período de 2011 a 2014 e em dezembro de 2016 retorna como a secretária de Estado da Saúde.

 

Renata Nóbrega (Secretária Executiva da Saúde)

Natural de Santa Luzia, ela é graduada em Enfermagem e é mestre e doutora pela UFPB. Foi professora da Uninassau, da Facene, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Ela já foi Gerente Técnica de Inspeção Serviços de Saúde da Agevisa e, atualmente, é Gerente Executiva de Vigilância em Saúde.

 

Geraldo Medeiros (Secretário Executivo de Gestão Hospitalar)

Natural de Esperança, é médico com especialidade em Cirurgia Torácica. Foi diretor do IML de Campina Grande, do Centro de Saúde Francisco Pinto e, atualmente, é diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande. Também é professor da Universidade Federal de Campina Grande.

 

Deusdete Queiroga (Secretária da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente)

Natural da cidade de Sousa, Deusdete Queiroga se formou em Engenharia Civil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já foi Superintendente da antiga STTrans (atual Semob-JP), Diretor de Operações da Emlur/JP, Presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), até o ano de 2014. Em 2015, assumiu a Secretaria Executiva Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia e atualmente exerce a titularidade da pasta.

 

Virgiane Melo (Secretária Executiva da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente)

Natural de Campina Grande, é formada em Engenharia Civil, mestre em Engenharia Civil e Ambiental e doutoranda em Engenharia. Atua na Gerência de Planejamento e Projetos na Secretaria da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e é professora do curso de Engenharia no Unipê.

 

Sérgio Fonseca (Secretário da Administração Penitenciária)

É Tenente-Coronel da Polícia Militar da Paraíba com ingresso na Corporação no ano de 1996. Tem larga experiência no sistema prisional paraibano, tendo sido diretor da Penitenciária de Segurança Máxima “Romeu Gonçalves de Abrantes” (PB1 E PB2), Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice e Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, todas na capital paraibana; além de ter gerenciado o Sistema Penitenciário do Estado por dois anos.

 

Gilberta Soares (Secretária da Mulher e Diversidade Humana)

Natural de Campina Grande, é Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em psicologia pela Universidade Regional do Nordeste, com formação em Psicologia Social e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. É psicoterapeuta com formação na abordagem de Biossíntese no Centro Brasileiro de Bio-Síntese em parceria com o Instituto Internacional de Biossíntese. Feminista, sócia fundadora da ONG Cunhã Coletivo Feminista/PB.

 

Efraim Morais (Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca)

Natural de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, Efraim Morais é formado em Engenharia Civil. Foi professor, diretor-técnico da Suplan, deputado estadual, deputado federal e senador da República. No Governo do Estado, já ocupou os cargos de secretário da Infraestrutura e, atualmente, é secretário chefe do Governo.

 

Luiz Couto (Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido)

Natural de Soledade, é graduado em Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cursou Teologia no Instituto de Teologia do Recife e ordenou-se padre em 1976. Entrou para o quadro docente da UFPB, onde chefiou o Departamento de Filosofia e foi diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Integrou o Conselho Universitário da UFPB e os conselhos estaduais de Defesa da Criança e do Adolescente e de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Foi deputado estadual duas vezes e desde 2003 é deputado federal.

 

Administração Indireta

Tatiana Domiciano (PBGás)

Formada em administração de empresas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atuou como presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) por seis anos. No governo da Paraíba, exerceu outros cargos de direção, tais como o de secretária de Comunicação Institucional; superintendente da Sudema, órgão de Administração do Meio Ambiente; e diretora de administração e finanças da Companhia de Processamento de Dados (Codata). Também atuou como membro dos conselhos administrativos da Cinep, PBTur, Companhia Docas e da PBGás .

 

Simone Guimarães (Suplan)

Natural da cidade de Campina Grande, Simone Guimarães é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem MBA em Auditoria e Gestão Ambiental. Atuando no mercado de trabalho há mais de 19 anos, Simone foi gerente do patrimônio imobiliário da CINEP. Na Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), ela foi gerente das regionais de Campina Grande e Cajazeiras, foi diretora técnica órgão e, atualmente, é diretora-superintendente da autarquia.

 

Yuri Simpson Lobato (PBPrev)

Natural de João Pessoa, é advogado especialista em Direito Previdenciário. É pós-graduado em Ordem Jurídica e Cidadania e em Previdência. Foi procurador-chefe da PBPrev, gerente jurídico da PBGás, diretor-presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba e, atualmente, é presidente da PBPrev.

 

Carlos Pereira (DER)
Formado em Engenharia Civil, tem pós-graduação em Planejamento Educacional, nos Estados Unidos, e em Economia dos Transportes, na PUC do Rio de Janeiro. Foi professor do Liceu Paraibano, do Colégio Nossa Senhora das Neves, do curso de Administração da UFPB, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPB, chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado, superintendente da Superintendência dos Estádios da Paraíba, subsecretário dos Transportes, Comunicações e Obras do Estado da Paraíba, presidente da Saelpa, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco, coordenador geral do Programa de Aglomerados Urbanos de João Pessoa, presidente da Fundação de Assistência ao Estudante do MEC, secretário-geral adjunto do Ministério da Educação, secretário da Educação e Cultura da Paraíba, secretário-chefe do Escritório de Representação do Governo da Paraíba, em Brasília e secretário da Infraestrutura da Paraíba. Atualmente, é diretor superintendente do DER.

 

Da Redação / Portal WSCOM