João Azevêdo anuncia implantação de sistema de videomonitoramento no São João de CG - WSCOM

menu

Paraíba

14/05/2019


João Azevêdo anuncia implantação de sistema de videomonitoramento no São João de CG

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nessa segunda-feira (13), durante entrevista à TV Arapuan, que o São João de Campina Grande contará com o reforço do sistema de videomonitoramento na edição deste ano. A ação faz parte de um projeto-piloto para a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) na área da segurança pública da Paraíba.

 

“Nós vamos implantar um plano-piloto com várias câmeras circulando em toda a área do evento; esse será um teste inicial do que nós pretendemos. O evento do São João será uma pequena parte do que os Centros Integrados de Comando e Controle irão fazer porque cada um deles  terá 14 órgãos, a exemplo das Polícia Militar e Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias da Administração Penitenciária, Educação e Receita”, explicou.

BATALHÃO ESPECIAL

O governador também destacou que o Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) deverá entrar em funcionamento nos próximos 90 dias. “Nós vamos implantar na Avenida Epitácio Pessoa o Batalhão de Motos que dará uma mobilidade muito maior para o policial. Um grupo de policiais já está passando por treinamento e serão 300 motos na primeira etapa e 500 motos no futuro”, afirmou.

 

Centros Integrados de Comando e Controle (CICC)

 

São estruturas que funcionarão nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos e que irão abrigar o Sistema de Videoonitoramento, composto por 1.300 câmeras que serão instaladas em 550 pontos estratégicos do Estado. As unidades irão integrar as forças de Segurança da Paraíba e outros órgãos do Estado e municípios em um mesmo ambiente visando à otimização do atendimento prestado pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), diminuindo o tempo de resposta à população e auxiliando o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência, que envolvam os órgãos operativos. 

Os ambientes serão dotados de estrutura física, aparato tecnológico e pessoal técnico treinado que, por meio de ações interinstitucionais e de integração operacional, irão promover celeridade no processo decisório, respondendo a demandas de urgência e emergência, bem como gerenciamento de crises diante de incidentes que exijam a atuação complexa do Sistema de Defesa Social.

Os órgãos que serão convidados ou farão parte do CICC são: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, DER, Aesa/Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Secretaria de Educação, Receita Estadual, Companhia de Águas e Esgoto (Cagepa), Secretaria de Administração Penitenciária, além de Autarquias de Trânsito e de Transporte Público, Companhia de Energia, Samu e Guardas Municipais. Em João Pessoa, o CICC funcionará no antigo CAIC, no bairro José Américo; em Campina Grande, na Avenida Dom Pedro I; e em Patos, no Bairro Jatobá.

 

Já o BPEMotos contará com motos novas e potentes, de pelo menos três tipos diferentes: a BMW GS de 800 cilindradas – para o combate à criminalidade ; a Honda XRE 300 – para o policiamento nos corredores urbanos; e a Harley-Davidson – que será usada pelos batedores em todos os tipos de escoltas. Além disso, os policiais que farão parte do BPEMotos receberão modernos equipamentos de proteção individual, a exemplo de capacetes articulados.


Portal WSCOM