Jardel Gregório busca 1º ouro do Brasil em Mundiais de atletismo - WSCOM

menu

Mais Esporte

08/08/2005


Jardel Gregório busca 1º ouro

Maior esperança de medalha brasileira no Mundial de atletismo de Helsinque (Finlândia), Jardel Gregório estréia nesta terça-feira no salto triplo. O atleta brasileiro é um dos mais cotados para conquistar a medalha de ouro nesta prova, que seria também a primeira vez que um brasileiro conquistaria um título mundial no atletismo.

O Mundial é disputado desde 1983, quando aconteceu a edição inaugural justamente em Helsinque. O Brasil já ganhou oito medalhas na história da competição, mas nunca esteve no lugar mais alto do pódio. Até hoje, foram quatro pratas e quatro bronzes.

Para vencer o salto triplo na capital finlandesa, Gregório conta com a ausência do sueco Christian Olsson, atual campeão olímpico e mundial, que não competirá devido a uma contusão. O triplista brasileiro, no entanto, procura não assumir o favoritismo.

“Fiz boas marcas este ano, mas outros triplistas também conseguiram bons resultados”, disse Gregório, que possui a segunda melhor marca da temporada, com 17,73 m, atrás apenas do romeno Marian Oprea (17,81 m).

A prova será disputada no estádio Olímpico de Helsinque, onde

o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de 1952, também no salto triplo.

Jardel foi quinto no último Mundial, há dois anos, em Paris, e conquistou a mesma posição nos Jogos Olímpicos de Atenas, além de ganhar a medalha de prata no Mundial de pista coberta de Budapeste, em 2004.

Notícias relacionadas