Japão lança nova busca por corpos de desaparecidos após terremoto - WSCOM

menu

Internacional

25/04/2011


Japão lança nova busca por corpos

Terremoto

Foto: autor desconhecido.

O governo japonês enviou hoje (25) cerca de 25 mil soldados para uma nova busca intensiva pelos mais de 12 mil corpos ainda desaparecidos na região atingida pelo terremoto seguido de tsunami do dia 11 de março.

Essa é a terceira grande operação desde a tragédia. Ela mobilizou 90 helicópteros e aviões, além de 50 barcos e 100 mergulhadores. As buscas serão feitas na terra e no mar, até 20 quilômetros da costa.

A polícia japonesa, a guarda costeira e soldados norte-americanos também vão participar da operação. Dois robôs submarinos, equipados com sonda e câmera, estão sendo usados na busca no mar, principalmente em áreas mais perigosas para os mergulhadores.

A busca por cadáveres tem sido complicada e lenta por causa da vasta área devastada e pelo estado de decomposição em que se encontram os corpos. Muitas pessoas foram arrastadas para o alto-mar e outras ficaram soterradas pelos escombros e pela lama.

Até agora, foi confirmada a morte de 14.238 pessoas. Há ainda 12.228 desaparecidas. Até o momento, 139.350 pessoas continuam vivendo em abrigos provisórios.

A remoção de entulho em áreas já vistoriadas por soldados também tem sido lenta, pois os trabalhadores precisam tomar cuidado no caso de ainda haver corpos entre os escombros. Por causa da preocupação com cadáveres soterrados, estão sendo usadas apenas máquinas de pequeno e médio portes – máquinas grandes poderiam destruir corpos sem que os trabalhadores percebessem.

O trabalho é acompanhado de perto pelas vítimas que buscam documentos e o que sobrou de suas casas. A toda hora as máquinas param para que as pessoas vasculhem os entulhos em busca de objetos pessoais.

Notícias relacionadas