Israel termina retirada de colônias na Cisjordânia - WSCOM

menu

Internacional

23/08/2005


Israel termina retirada de colônias

Israel anunciou na tarde desta terça-feira a evacuação total dos últimos dois assentamentos judeus da Cisjordânia que faziam parte do plano de retirada do premiê Ariel Sharon. Ao contrário das expectativas, os soldados e policiais que participavam da operação encontraram pouca resistência nas colônias de Sanur e Homesh.

Nas outras duas colônias da região que faziam parte do plano de retirada – Ganim e Kadim –, os moradores já haviam saído voluntariamente.

Muitos colonos nas pequenas comunidades de Sanur e Homesh também concordaram em sair pacificamente, mas alguns deles, encorajados por ativistas judeus contrários à retirada, tentaram impôr alguma resistência.

Em Sanur, manifestantes tomaram posições dentro de um velho forte, e a polícia teve que arrombar uma porta de ferro para entrar.

Uma grua foi utilizada para elevar contêineres com soldados até o telhado do forte, onde os manifestantes estavam concentrados.

Na colônia vizinha de Homesh, as tropas utilizaram escadas para chegar ao topo de uma escola religiosa e retirar os últimos manifestantes. Eles foram colocados na pá de uma escavadeira, que os baixou ao chão.

Notícias relacionadas