Israel faz retirada de última colônia da Faixa de Gaza - WSCOM

menu

Internacional

22/08/2005


Israel faz retirada de última

Soldados de Israel estão concluindo nesta segunda-feira a retirada dos colonos judeus de Netzarim, o último assentamento ainda ocupado na Faixa de Gaza. A ação encerra a operação de remoção dos 8,5 mil colonos judeus de 21 assentamentos, iniciada na quarta-feira passada.

O clima em Netzarim durante a retirada era de calma. A maioria dos moradores concordou em deixar a colônia pacificamente.

Clique aqui para ver fotos da retirada nesta segunda-feira

O assentamento foi um dos primeiros de judeus na Faixa de Gaza, construído mais de trinta anos atrás. Ele era particularmente detestado pelos palestinos, que eram impedidos de transitar pela principal estrada da Faixa de Gaza toda vez que o acesso à colônia, que corta a estrada, era fechado.

A conclusão da retirada de Gaza será seguida pela demolição de todas as casas das colônias, deixando apenas edifícios públicos de pé.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, já anunciou seus planos para a Faixa de Gaza, incluindo a construção de milhares de casas em conjuntos populares.

Forças de segurança da Autoridade Palestina já cercaram a região para impedir que palestinos invadam as áreas dos assentamentos antes do tempo.

Notícias relacionadas