Israel escolta palestinos voltando para Gaza - WSCOM

menu

Internacional

29/07/2007


Israel escolta palestinos voltando para



Milhares de palestinos estão esperando para voltar a Gaza

Forças israelenses escoltaram neste domingo mais de cem palestinos que estavam no Egito de volta à Faixa de Gaza, atravessando parte do território de Israel.

Os palestinos estavam sem poder voltar para casa há cerca de um mês, quando o Hamas assumiu o controle de Gaza e o posto de fronteira de Rafah, entre o Egito e território, foi fechado.

Israel escoltou os palestinos até o posto de fronteira de Erez, no norte da Faixa de Gaza, por onde os viajantes puderam entrar no território.

Milhares de palestinos ainda estão no Egito esperando autorização do governo israelense para fazer a mesma jornada.

Monitoramento

O governo de Israel analisa e precisa aprovar o nome de cada palestino que deseja voltar para Gaza, antes de autorizar o retorno.

A expectativa é que mais de 500 façam a viagem nesta segunda-feira.

Muitos desses palestinos não têm dinheiro para comprar comida e estão tendo que dormir em mesquitas ou acampar, enfrentando as altas temperaturas desta época do ano.

O posto de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, é o único que permite aos palestinos sair de Gaza sem passar por território israelense, embora regularmente Israel façam monitoramento eletrônico de sua movimentação.

Ele foi fechado devido a um acordo entre Israel e Egito para permitir um maior controle de tudo o que entra no território, depois do Hamas assumir o controle do território – já que, sem o posto, tudo que é transportando por terra tem que passar por Israel antes de entrar em Gaza.

O Hamas, que não reconhece o direito de existir do Estado de Israel, exige que o posto seja reaberto, sem que haja envolvimento israelense na questão.

Notícias relacionadas