Intensa seca no norte de MG deixa 67 municípios em situação de emergência - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

18/10/2005


Intensa seca no norte de

Uma intensa estiagem que castiga o Norte e o Nordeste de MG desde o final do outono já deixou 67 municípios em situação de emergência, e apesar da estação chuvosa normalmente começar em outubro, o mês ainda não teve registro de precipitação.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, pelo menos 90 comunidades da região de Montes Claros estão sem água potável, o que está obrigando os moradores a utilizarem a água turva dos poços tanto para beber quanto para lavar as roupas.

Em grande parte dos municípios da região, não chove há mais de 60 dias, e apesar do volume de precipitação normalmente ficar entre 50 e 120 mm durante outubro, algumas cidades ainda não registraram chuva no mês, como é o caso de Montes Claros.

Os meteorologistas explicam que a estiagem é provocada pela presença constante de massas de ar seco sobre a região central do país, o que impede que as frentes frias vindas do Sul e as áreas de instabilidade da Amazônia atinjam a região.

No decorrer desta semana, a previsão é de que o tempo permaneça ensolarado e quente em toda a região, com os valores máximos de temperatura variando entre 34C e 38C, enquanto que a umidade relativa poderá ficar abaixo de 30%.