Índia proíbe comércio que ajude desenvolvimento nuclear do Irã - WSCOM

menu

Internacional

02/04/2011


Índia proíbe comércio com Irã

energia nuclear

Foto: autor desconhecido.

A Índia proibiu o comércio de todos os bens e serviços com o Irã que possam ajudar este país a desenvolver armas atômicas, anunciou o governo indiano neste sábado (2).

As medidas integram uma nova política comercial exterior, em conformidade com a resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que impôs sanções ao Irã por seu controverso programa nuclear.

Em fevereiro, o jornal americano The Wall Street Journal publicou uma reportagem informando sobre um documento confidencial dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, que relatava a incerteza dos dirigentes iranianos quanto a armas nucleares.

Alguns líderes iranianos, segundo o jornal, temem que a crise econômica reforce a oposição iraniana. Documentos revelados em 2007 informavam que o governo iraniano havia posto fim em 2003 a seu programa nuclear militar.

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) já condenou em seis ocasiões o programa nuclear iraniano. Desde então o país vem enfrentando sanções econômicas e políticas.

Notícias relacionadas