Incra promove café da manhã com produtos da reforma agrária para comemorar dia d - WSCOM

menu

Paraíba

24/05/2008


Incra promove café da manhã

O projeto Convivência, realizado pela Superintendência Regional do Incra, na Paraíba, promove segunda-feira,26, das 8 às 11h, no auditório Dona Flor de Camucim, na sede da autarquia, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, a comemoração do Dia do Trabalhador Rural (25 de maio), com várias atividades. Uma delas será a realização de um Coffee Break com produtos da reforma agrária, a exemplo de macaxeira, frutas naturais,suco,tapioca e beiju.

O evento, destinado aos servidores do Incra, trabalhadores rurais e convidados, será aberto pelo superintendente regional, Frei Anastácio. Em seguida haverá uma palestra sobre desenvolvimento nos assentamentos da reforma agrária na Paraíba, que será proferida pela chefe do setor de Créditos da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra-PB, Maria da Penha Bernardo.

Um dos pontos altos das comemorações será a participação do representante do projeto de assentamento da reforma agrária (PA) Apasa, no município de Pitimbú, a 64 km de João Pessoa, José Soares da Costa. Ele falará sobre as conquistas dos trabalhadores do assentamento que está completando 13 anos, e é considerado um exemplo de produção entre os 263 PAs existentes na Paraíba.

Diariamente, cerca de cinco toneladas de inhame, macaxeira, batata doce, milho, acerola, graviola, maracujá, côco verde e seco, mamão hawaí e formosa, além de uma grande variedade de hortaliças, saem do assentamento com destino às Ceasas (Centrais de Abastecimento) de João Pessoa e de Recife.

Aos sábados, os produtos são comercializados na feira livre em Pitimbu e ainda em uma feira agroecológica que existe há quatro anos no bairro do Bessa, em João Pessoa, onde 20 famílias do PA Apasa vendem a produção.

Segundo Frei Anastácio, os produtos da terra para o Coffee Break virão todos do PA Apasa, através de doação dos assentados. “Essa programação já vinha sendo realizada uma vez por mês. Nós estamos planejando, de agora em diante, só usar no Coffee Break produtos da reforma agrária, trazidos de um assentamento diferente a cada evento”,disse Frei Anastácio, acrescentando que cada assentamento que participar terá um representante para falar sobre o desenvolvimento do trabalho e as conquistas no PA.