Implantação do programa antidrogas nas escolas de Bayeux começa amanhã - WSCOM

menu

Paraíba

30/10/2005


Implantação do programa antidrogas nas

Após concluir a primeira etapa do programa “Educando Para a Vida”, que consistiu na capacitação de 110 professores do município, a Secretaria Municipal de Educação de Bayeux, partirá agora para o segundo momento do programa antidroga, firmado em julho deste ano, através do convênio pioneiro no Nordeste com a ANPUAD – Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, entidade filiada a SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas, da Presidência da República. A partir de amanhã os alunos de 4ª e 7ª séries já começam a ter contato com o programa em sala de aula.

De acordo com o secretário de Educação de Bayeux, Isaelson Ramos, anteriormente o curso de capacitação contemplou três professores, de cada uma das 26 escolas de Bayeux, além de técnicos das secretarias de Educação, de Saúde e de Ação Social do município. “Estamos com o sentimento de missão cumprida, pois, com 100% de aprovação e participação, foi realizado o I Curso de Formação de Agente de Prevenção em Bayeux” e agora iniciaremos uma nova etapa de trabalho que é implantação nas escolas, disse.

Segundo Isaelson, o projeto será implantado nas 26 escolas do município, a partir da próxima segunda-feira e terá foco nos alunos de 4ª e 7ª séries, além dos pais que também receberão orientações, de como proceder para evitar, o consumo de drogas por seus filhos. “Desde a semana passada, foi entregue todo material didático enviado pela ANPUAD, sendo que, os alunos da 4ª série receberam o 1º módulo do programa, e os de 7ª série, o 2º módulo, além de um material extra, sobre educação para o trânsito e sexualidade”, explicou o secretário.

Ainda conforme Isaelson Ramos, a Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Educação, vem investindo durante este ano cerca de R$ 100 mil, na Educação, inclusive na implantação desse Programa, que é pré-requisito para a obtenção futura de investimentos internacionais e federais no combate às drogas na cidade. “Esse investimento é bastante significativo e é de grande importância à implantação dessa política na cidade, devido ao alto índice do consumo de drogas detectado em Bayeux, principalmente nas escolas, pois, é também uma das metas da gestão atual, desenvolver e introduzir políticas públicas que reduzam o índice de usuários de drogas no município”, enfatizou o secretário.

Para o prefeito de Bayeux, Jota Júnior, é bastante pertinente proporcionar às crianças e jovens do município, essa orientação tão essencial, nessa fase de suas vidas, pois, futuramente através deste compromisso serão formados mais cidadãos de bem”, disse o prefeito, complementando que Bayeux pretende dar um exemplo ao Brasil de como orientar pais e jovens à fugir das “drogas”.

O combate ao uso de drogas em Bayeux, segundo Jota Júnior, não se restringirá à implantação do Programa da ANPUAD, nem à secretaria de Educação. “A Prefeitura, através de várias secretarias, desenvolve diversas ações educativas e preventivas para conscientizar a população sobre os perigos e implicações do uso de drogas e, atualmente, também está em busca de parcerias para implantar a “Casa de Reabilitação” no município, que vai atender gratuitamente e de forma mais dirigida os dependentes de drogas da cidade”, finalizou o prefeito de Bayeux.

Notícias relacionadas