IBGE e OIT divulgam pesquisa sobre relações de trabalho e sindicalização - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

25/04/2017


IBGE e OIT divulgam pesquisa

SINDICALIZAÇÃO

Foto: autor desconhecido.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga na quarta-feira (26), às 10h, o suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015: Aspectos das relações de trabalho e sindicalização (2015). Haverá entrevista coletiva no auditório do IBGE, localizado na Avenida República do Chile, 500, 3º andar, Rio de Janeiro.

O suplemento “Relações de Trabalho e Sindicalização”, numa parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), traz, pela primeira vez, o panorama nacional das relações entre trabalhadores e empregadores, no intuito de ampliar a base de conhecimento sobre as relações de trabalho e de aprimorar a experiência brasileira de medição de indicadores de Trabalho Decente e, consequentemente, apoiar a elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema.

A pesquisa investiga, entre outros itens, a forma de contratação (direta ou indireta), o grau de satisfação com as condições de trabalho (remuneração, flexibilidade de horário etc.) e a existência de débito financeiro com o empregador que poderia impedir o trabalhador de sair do trabalho. Também traz uma análise mais detalhada do tema da sindicalização, que já era investigado pela PNAD.

Todas as informações referentes a essa divulgação, incluindo o informativo para a mídia e o material de apoio, estarão disponíveis na Sala de Imprensa do IBGE: http://saladeimprensa.ibge.gov.br.

O atendimento aos jornalistas será feito pelo telefone (21) 2142-4651 e pelos números dos assessores de imprensa do IBGE disponíveis neste link: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/atendimento.

Notícias relacionadas