Horário de verão começa neste domingo; Paraíba fica de fora, mas tem rotina alte - WSCOM

menu

Economia & Negócios

15/10/2005


Horário de verão começa neste

O horário de verão começa à 0h deste domingo 16 e vai até a meia-noite de 18 de fevereiro de 2006. A região Norte e Nordeste estão de fora do horário, porém terão a rotina alterada pela mudança. Na Paraíba o horário de funcionamento dos bancos passarão a ser das 9h as 15h e os vôos que partem e chegam no aeroporto Castro Pinto serão adiantados em uma hora já a partir de domingo.

Os relógios deverão ser adiantados em uma hora no Distrito Federal e nos Estados das regiões Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

A estimativa do governo é de o horário de verão reduzirá o consumo entre 4% e 5% nesses horários, durante os 125 dias em que irá vigorar. A mudança no horário é possível porque nessa época do ano a luminosidade é maior que nos demais meses, e o período noturno é menor.

O Ministério de Minas e Energia estima que a medida provoque uma economia 2.340 MW no horário de pico do consumo (entre 19h e 22h), o que representa uma quantidade de energia suficiente para abastecer o Distrito Federal e as cidades de Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).