Hemocentro divulga calendário de coletas externas para o mês de setembro - WSCOM

menu

Saúde

01/09/2017


Hemocentro divulga calendário de coletas

MÊS DE SETEMBRO

Foto: autor desconhecido.

O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de setembro quatro coletas externas. As campanhas serão realizadas nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. A primeira será no Instituto de Educação da Paraíba (Iesp), neste sábado (2), das 8 às 15h.

No Iesp, a coleta externa será realizada em parceria com a turma de Pedagogia da Universidade do Vale do Acaraú (UVA)/Unavida. Segundo os organizadores da ação, os professores Lusival Barcellos e Eliane Farias, a ideia da coleta de sangue surgiu a partir da disciplina de Ética e Cidadania que incentiva a prática de ações sociais. “Queremos mobilizar mais de 100 pessoas, entre professores e estudantes, para a causa da doação de sangue. Esta é uma ação cidadã”, frisou Lusival.

No próximo dia 14, a equipe de profissionais do Hemocentro Coordenador de João Pessoa estará no Hospital de Trauma, das 8 às 16h. A campanha será realizada com a Unidade Móvel.

Já no dia 19, a coleta externa será no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus de João Pessoa, localizado na Avenida Primeiro de Maio, 720, no bairro de Jaguaribe.

Encerrando as atividades, no dia 21, a equipe do Hemocentro da Paraíba vai para a cidade de Cabedelo. Lá a coleta externa será realizada na empresa GM Importações, localizada na Rua Severino Luís de França, 211, no Jardim Beta.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, explica que as coletas externas buscam ampliar e facilitar o acesso da população ao local de coleta de sangue. “A doação voluntária de sangue é fundamental para salvar vidas. Ao levarmos a equipe multiprofissional do Hemocentro para as diversas instituições procuramos incentivar o aumento da doação voluntária e regular de sangue”, enfatizou.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Documento original com foto é obrigatório. Quem vai doar deve estar alimentado, mas não pode ter consumido alimentos gordurosos no período de três horas antes da doação nem ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, mas respeitando o intervalo de dois meses entre as doações. As mulheres podem doar três vezes e o intervalo é de três meses.

Agendamento
Para programar uma coleta externa, os interessados devem entrar em contato com o setor de Serviço Social, através do telefone 3218-7698. A coleta externa pode ser realizada na Unidade Móvel, o ônibus totalmente equipado para captação e coleta de sangue do Hemocentro da Paraíba, ou em locais que disponham de estrutura adequada.

O serviço de Coleta Externa funciona todas as terças e quintas, das 8 às 16 horas e em caráter excepcional poderá atender nos demais dias da semana, exceto aos domingos.

O serviço pode ser solicitado por diversas entidades, entre elas, empresas públicas e privadas, instituições de ensino, instituições militares, igrejas e organizações não governamentais. Recomenda-se que as instituições reúnam a partir de 50 pessoas candidatas à doação de sangue.

CALENDÁRIO – SETEMBRO

DATA
HORÁRIO
LOCAL

02/09 (Sábado)

8 às 15h

Iesp- BR 230, próximo ao Hiperbompreço

14/09 (Quinta)

8 às 16 h

Hospital de Trauma de João Pessoa

19/09 (Terça)

8 às 16 h

IFPB, campus de João Pessoa, na Avenida Primeiro de Maio, 720, em Jaguaribe

21/09 (Quinta)

8 às 16 h

GM Importações – Rua Severino Luís de França, 211, no Jardim Beta, em Cabedelo

 

Notícias relacionadas