Hemocentro da Paraíba abre no dia de Corpus Christi para atender doadores - WSCOM

menu

Paraíba

31/05/2018


Hemocentro da Paraíba abre no dia de Corpus Christi para atender doadores

Foto: autor desconhecido.

O Hemocentro Coordenador de João Pessoa funcionará excepcionalmente nesta quinta-feira (31), dia de Corpus Christi, das 7h às 13h, para o atendimento aos candidatos à doação de sangue, embora a data seja ponto facultativo. O objetivo é incentivar a população a aproveitar o dia de folga para doar sangue.

Segundo a direção do Hemocentro da Paraíba, nos últimos dias, devido à crise do abastecimento, foi registrada uma queda de cerca de 50% no número de doadores. Embora tenha havido uma redução nas doações, a instituição permaneceu em condições de atender aos serviços de saúde, tendo o cuidado de priorizar os atendimentos de urgência e emergência, de acordo com o plano de contingência estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“O Hemocentro da Paraíba estava abastecido e com estoque de sangue confortável, pois já estava realizando ações de captação de doadores visando a proximidade do período junino. Como a redução ocorreu antes do previsto, foi preciso repensar estratégias para atrair os doadores”, esclareceu a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes.

“Estamos adotando medida preventiva para garantir o abastecimento de todas as unidades de saúde no momento atual e no futuro próximo”, pontuou a diretora, ao explicar o motivo da convocação de doadores de sangue.

Dados do setor de Estatística do Hemocentro da Paraíba mostram que na primeira quinzena de maio o quantitativo de doações variou de 150 a 200 doações por dia. Os tipos sanguíneos A, O, B e AB negativo estão na lista dos que mais preocupa devido ao nível do estoque que antes das mobilizações nacionais já sinalizava estar abaixo do esperado. Já em relação aos tipos sanguíneos com fator positivo, há necessidade de reposição maior do sangue tipo A.

Quem pode doar? – O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 Kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 3h antes da coleta.

O adolescente, a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto.