Guarda Municipal promove Congresso Nacional em JP - WSCOM

menu

Paraíba

17/10/2018


Guarda Municipal promove Congresso Nacional em JP

Foto: autor desconhecido.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretária Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), promove, em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais, nesta quarta (17), quinta (18) e sexta-feira (19), o XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa, Unipê.

O Congresso Nacional das Guardas é fruto da integração dos representantes das Guardas com as articulações nacionais e estaduais, para desenvolver o aprimoramento da prestação de serviços à comunidade, disseminando o respeito na atuação e proteção do patrimônio público e das pessoas, atuando dentro de um conceito de Segurança Cidadã.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, José Severino de Figueiredo, a importância de sediar esse evento é a criação de leis disciplinadoras, projetos, métodos e técnicas a fim de diminuir os índices de criminalidade que compõe o tema de extrema relevância no cenário atual, ao abordar temas que ajudem na gestão e no planejamento da Segurança Pública Municipal.

“Vamos entregar uma carta ao Congresso Nacional e ao ministro da Justiça pedindo a inclusão da Guarda Municipal no Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, completou.

O CNGM – Conselho Nacional das Guardas Municipais é a entidade representativa reconhecida pela Lei 13.022/2014, à qual compete a missão de zelar pela valorização profissional dos guardas municipais e das suas respectivas instituições, em prol da sua atuação condigna com os princípios da proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, da preservação da vida humana, da redução do sofrimento, da diminuição das perdas, do patrulhamento preventivo, do compromisso com a evolução social da comunidade e do uso progressivo da força.

Serviço:
XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais

Dias: 17, 18 e 19 de outubro de 2018
Local: Unipê – Loteamento Parque 42, João Pessoa – PB, 58053-000

Confira a programação

Dia 17/10
17h – Credenciamento e recepção
18h – Apresentação da Guarda Mirim de João Pessoa
19h – Composição da Mesa – Fala das autoridades
20h – Encerramento

Dia 18/10
8h – Credenciamento, recepção e workshop
9h – composição da mesa
9h30 – Palestra: Fortalecimento da Lei 13.022/2014
10h50 – Palestra: Tecnologias à serviço da segurança
12h – workshop
14h – Palestra: Colômbia – um caminho para paz
15h15 – Mediação social de conflitos no combate ao racismo institucional, intolerância religiosa, xenofobia e outras violações dos direitos humanos
16h35 – Palestra: As Guardas Municipais na nova lei do SUSP
17h45 – workshop e encerramento

Dia 19/10
8h30 – recepção e workshop
9h – Mesa redonda – atuação das mulheres na Segurança Pública
9h30 – Palestra – Padronização das Guardas Municipais
12h – workshop
14h – palestra – Armamento
15h20 – Palestra – A importância da mediação de conflitos na segurança urbana;
16h35 – Elaboração e aprovação da Carta de João Pessoa
17h45 – Encerramento

Notícias relacionadas