Gripe A: João Pessoa tem três confirmações da doença e três casos suspeitos - WSCOM

menu

Paraíba

06/07/2009


Gripe A: João Pessoa tem

Mais dois casos da Gripe A (Influenza H1N1) foram confirmados em João Pessoa, na última sexta-feira (3) a noite, e outros dois casos estão sendo monitorados na Capital. Com estes, sobe para três o número de pessoas infectadas pela nova gripe na cidade. Na noite de domingo (5), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez pronunciamento oficial na televisão anunciando mudanças no procedimento a ser realizado em pessoas com suspeita de estarem com a Gripe A.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que foi comunicada na sexta a noite que os dois adolescentes que estavam em monitoramento pela Secretaria, suspeitos de estarem com a doença, tiveram os exames de sorologia positivos. Os exames foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas, localizado em Belém do Pará e que é referencia nas regiões Norte e Nordeste para o diagnóstico da Gripe A.

No entanto, nenhum dos dois rapazes apresenta mais os sintomas da doença. O de 16 anos, que tomou a medicação por cinco dias, deve ser liberado do isolamento e do monitoramento domiciliar. Já o de 15 anos, deverá passar mais alguns dias sendo acompanhado pela equipe da diretoria de Vigilância a Saúde, da SMS.

Ao todo, a cidade de João Pessoa já confirmou três casos da doença e oito foram descartados. Outras três pessoas estão sendo monitoradas atualmente, por serem suspeitos.

Monitoramento – Os três casos suspeitos são de uma mulher e duas adolescentes. As três estiveram na Argentina. A engenheira tem 49 anos, que procurou o serviço de saúde na sexta-feira, está em isolamento e monitoramento domiciliar. Uma estudante universitária, que procurou o Hospital Universitário na sexta-feira a noite (3) também apresentou alguns dos sintomas da nova gripe e está em isolamento e monitoramento domiciliar.

No sábado (4), uma adolescente de 17 anos, que esteve na Argentina e teve contato com um dos casos confirmados da doença em João Pessoa, passou a apresentar alguns dos sintomas. Antes a jovem estava sendo monitorada por ter tido contato próximo com um suspeito, agora o monitoramento acontece porque existe a suspeita de ela também estar com a nova gripe.

As pessoas que apresentam alguns dos sintomas e que estiveram recentemente em um País com grande número de casos da doença ou que tiveram contato mais próximo com pessoas que estiveram nesses países ou tiveram a nova gripe, devem procurar o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Notícias relacionadas