Governo pede mobilização de sindicatos para aprovação de empréstimo - WSCOM

menu

Paraíba

06/07/2009


Governo pede mobilização de sindicatos

O secretário de Finanças, Marcos Ubiratan, apelou na tarde desta segunda-feira 06 para que todos sindicatos paraibanos se mobilizem para cobrarem aprovação, por parte dos deputados paraibanos, do pedido de autorização encaminhado pelo Governo do Estado ao Legislativo para contrair empréstimo de cerca de R$ 91 milhões junto ao BNDES.

O apelo do secretário foi feito durante reunião com o deputado Rodrigo Soares (PT), o presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Luís Silva, e Geraldo Lima, da Executiva da Central dos Trabalhadores do Brasil. Logo após o encontro, o presidente Luís Silva anunciou que os 102 sindicatos filiados à entidade na Paraíba serão mobilizados para sensibilizar os deputados a aprovarem o empréstimo.

No encontro, os integrantes foram informados sobre os projetos e obras que serão contemplados com os recursos provenientes do empréstimo. A Paraíba poderá receber nessa transação R$ 191 milhões. A Assembléia Legislativa deve votar nesta terça-feira, dia 7, a lei que autoriza o empréstimo.

Para Luís Silva, o encontro foi proveitoso porque os sindicalistas puderam ter acesso a toda documentação relativa à forma como será aplicado o empréstimo do BNDES. Segundo ele, ficou claro que o foco dos investimentos será na qualidade de vida da população paraibana, na medida em que serão concluídos hospitais, além de proporcionar mais saneamento básico.

“Não entendemos como a Mesa Diretora não poderia colocar o projeto em votação”, disse, acrescentando que o papel da CUT e da CTB é o de informar a sociedade de forma clara para que os parlamentares possam ser pressionados a aprovarem o empréstimo.

Luís Silva informou que a partir desta terça-feira a CUT vai mobilizar os 102 sindicatos filiados à entidade.

“Vamos propor uma entrevista coletiva para colocar a sociedade à par da situação. Também vamos às galerias da Assembléia com faixas e cartazes pedindo a aprovação do empréstimo”, disse.

Já o deputado estadual Rodrigo Soares, que acompanhou a reunião como membro da Assembléia Legislativa, disse que o encontro foi importante.

“As mesmas informações encaminhadas ao Poder Legislativo pelo Governo do Estado foram repassadas às centrais sindicais, que ficaram satisfeitas, porque viram que o empréstimo vai contemplar a geração de emprego e renda através da conclusão de obras”, comentou.

O petista disse que a não aprovação do empréstimo só vai prejudicar a Paraíba.

“Espero que a Assembléia aprove o empréstimo na sessão desta terça-feira, até mesmo porque ele foi colocado para ser apreciado em caráter de urgência urgentíssima”, acrescentou.
 

Notícias relacionadas