Governo e Prefeitura de CG firmam parceria para instalação de Centro de Tecnolo - WSCOM

menu

Paraíba

05/04/2011


CITTA: Estado e PMCG firmam parceria

Tecnologia

Foto: autor desconhecido.

O secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, participou nesta segunda-feira (4) de uma reunião com o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), para firmar uma parceria entre Estado e prefeitura para estabelecimento, no município, do Centro de Tecnologia e Inovação Telmo Araújo (CITTA).

Na reunião, ficou acertado que a PMCG fará a cessão da área onde funcionará a CITTA à Fundação Parque Tecnológico que, por sua vez, criará uma Organização Social para gerir o Centro, enquanto o Governo do Estado ficará responsável pela execução das obras estruturais, no valor entre R$ 600 mil e R$ 800 mil.

Segundo Renato Feliciano, o serviço deverá ser concluído ainda este ano, e potencializará o desenvolvimento econômico da Rainha da Borborema. “O CITTA já tem hoje em torno de sessenta empresas de tecnologia e deverá gerar, inicialmente, em torno de 450 empregos. São mais 450 novos postos de trabalho, trabalho qualificado, com melhores salários, fortalecendo a expressão de Campina como referência tecnológica”, destacou o secretário.

O secretário ainda ponderou que o resultado do encontro evidencia, mais uma vez, a abertura do Governo do Estado ao diálogo e à parceria com os municípios. “Vim à reunião a convite da Prefeitura Municipal, o que mostra a disponibilidade e a disposição do governo em trabalhar para desenvolver Campina Grande”, disse Renato. O prefeito Veneziano também mostrou-se animado com o desfecho do encontro. “Foi muito interessante, um contato importante no que diz respeito a um instrumento fundamental. Ouvimos todos os lados e o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de fazer o investimento completo da estrutura”, comentou o prefeito, que disse acreditar que esse pode ser o início de um trabalho em parceria com o Governo estadual.

O encontro contou ainda com a presença de representantes da Fundação Parque Tecnológico, o presidente da Fiep, Buega Gadelha, a reitora da UEPB, professora Marlene Alves, o presidente da Associação Comercial, Luiz Alberto Leite, o secretário executivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio, além de auxiliares do prefeito Veneziano.

Sobre o CITTA

O Centro de Tecnologia e Inovação Telmo Araújo – CITTA – terá como eixo estruturante as empresas da cadeia produtiva do setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), porém, além das TIC’s, outros setores de base tecnológica também serão acolhidos.

O centro deverá abrigar dois tipos de empresas: empresas com linhas de produção e empresas com ênfase em pesquisa e desenvolvimento. Em função disso, os empreendimentos instalados no local poderão contar com galpões para manufatura, inclusive logística de armazenamento, conexão com portos – inclusive com portos secos – e com novos mercados, além de outras facilidades como a pavimentação digital de Campina Grande.

A instalação do CITTA vai atrair novas parcerias e a prospecção de, pelo menos, 100 novas empresas inovadoras impulsionadas através dos recursos do Programa Prime.

Notícias relacionadas