Governadores reivindicam a Bolsonaro renovação do FUNDEB, liberação de recursos consolidados, propõe obras e revisão de cortes nas Universidades - WSCOM

menu

09/05/2019


Governadores reivindicam a Bolsonaro renovação do FUNDEB, liberação de recursos consolidados, propõe obras e revisão de cortes nas Universidades

Por Walter Santos

A nova reunião dos governadores, em especial do Nordeste, com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes, da Economia, no Palácio do Planalto, serviu para o Governo Federal conhecer as urgências apontadas pelos Estados, que passam pela renovação do FUNDEB, liberação de recursos já consolidados pelo STF, além da retomada de obras e a revogação dos cortes nas universidades e institutos federais.
– Os governadores levaram propostas que redundaram, em sintese, na questão do FUNDEB, que vence no próximo ano e precisa de solução imediata, como propôs a governadora Fátima Bezerra, e ainda a liberação de recursos consolidados pelo Supremo – declarou o governador Wellington Dias, do Piaui.

DEADOBRAMENTO – A pauta apresentada pelos governadores significou a criação de um Grupo de Trabalho para examinar as propostas, em especial definir com os secretários de Fazenda dos estados um cronograma de empréstimos para as unidades federativas.

PARAIBA – O governador João Azevedo, por exemplo, colocou a preocupação com a MP 868 sobre como ficará a gestão da obra do Rio São Francisco. O ministro Paulo Guedes disse anotou todas as preocupações do governador paraibano e garantiu levar para a equipe e na próxima semana detalhará o Plano Mansueto para ajuda aos estados.