Golpe dos velhinhos: preocupado com aumento de fraudes, INSS alerta segurados so - WSCOM

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Paraíba

25/06/2006


Golpe dos velhinhos: preocupado com

O aumento de golpe contra segurados em agências bancárias gerou esta semana alerta do Instituto Nacional de Seguro Social na Paraíba. A gerente do INSS em João Pessoa, Socorro Brito, está orientando aposentados e pensionistas a estabelecerem procedimentos de segurança na hora de sacar o benefício.

”Na maioria dos casos as fraude são praticadas porque o fraudador consegue obter a senha do segurado apenas observando quando o segurado a digita no caixa eletrônico”, diz a gerente.

Copiando senhas e prestando falso atendimento, os golpistas acabam efetuando pagamentos indevidos e fraudes eletrônicas nos terminais de auto-atendimento.

A gerente recomenda que guardar a senha é vital para a segurança das operações, visto que o acesso à senha dá ao fraudador maiores chances de obter êxito.

Em caso de dúvida na operação do caixa eletrônico, o segurado deve se dirigir apenas aos funcionários do estabelecimento bancário, nunca aceitando ajuda de estranhos ou pessoas não autorizadas.

Orientações básicas – Jamais fornecer sua senha a terceiros; não permitir que estranhos examinem o cartão sob qualquer pretexto, pois pode haver troca sem que se perceba; não anotar a senha em papéis ou rascunhos; ao escolher a senha, não utilizar números previsíveis (data de nascimento, número de telefone residencial, placa de automóvel etc) e nunca guardar cartão e senha no mesmo lugar.

Em caso de assalto, furto, roubo ou perda do cartão magnético, o segurado deve comunicar imediatamente à central de atendimento do banco, solicitando o seu cancelamento.

“Nesses casos também é recomendado que se faça um registro da ocorrência na delegacia mais próxima de onde o fato ocorreu e informe a agência do INSS aonde o benefício é mantido”, arremata.

O segurado deve evitar o horário noturno, dando preferência a terminais instalados em locais de grande movimentação, se possível, em shoppings, lojas de conveniência e postos de gasolina.

Se o cartão ficar retido no interior do terminal de auto-atendimento, o beneficiário deve apertar a tecla ANULA e comunicar o fato imediatamente ao banco, utilizando o telefone instalado na própria cabine.

“Jamais utilizar celular de terceiros para comunicar-se com o banco, pois a senha fica registrada na memória do aparelho, possibilitando a ocorrência de fraude”, finaliza.