Gilvan Freire interpreta importância da luta de Walter Santos na conjuntura da m - WSCOM

menu

Paraíba

15/04/2011


Freire avalia história de Walter Santos

CONSTATAÇÃO

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}O advogado Gilvan Freire, ex-deputado federal e estadual da Paraiba, produziu nesta sexta-feira, uma análise sobre a inserção do diretor presidente do Grupo WSCOM, jornalista Walter Santos, na conjuntura da mídia nacional, a partir da condição de um homem filho de mulher pobre, Maria Julia, como foram Lula e Jesus Cristo – definiu ele. “Ela e ele nascidos no mesmo lugar onde se construiu uma enorme fortuna moral da qual a Paraíba tira proveito e nada paga. E nem sequer agradece”, comentou.

Eis a integra da análise:

 

Ousadia e vitória de gente pobre
Gilvan Freire

“Quando um operário chegou à presidência em 2002, pobres do Brasil inteiro se sentiram notabilizados. Ele tem no nome os quatro símbolos mais familiares da pobreza do país – Luiz, Inácio, Lula e da Silva, um feijão-com-arroz que abreviado deu simplesmente Lula, apelido carinhoso que vem do batismo popular dos grotões da República.

Há sempre um momento na história universal que se registra a imponência de um homem simples, contrariando a tradição histórica de dar importância às pessoas que já a têm. A história é como a Igreja Católica e as instituições políticas, gosta de poder, nobreza e luxo. Segundo João XXIII, o Bom Papa João do Vaticano reformista, o palácio papal tem tanto ouro e luxo que nem parece destinado a um servo de Cristo, aquele que foi o maior revolucionário dos pobres de todos a história da humanidade. Além do mais, João XXIII era filho de lavradores e nada tinha a ver com o ouro do trono em que foi sentar.

Lula e Cristo têm em comum a tenacidade e a ousadia. A persistência, o ideal e a falta de medo. Cristo, por causa dos poderes e missões que lhe dera o Pai, e Lula pelos desafios que lhe deram a vida, a fome, a pobreza e as injustiças sociais do Nordeste excluído onde nasceu.

Ousadia de pobre é compromisso com a sobrevivência e com a solidariedade. Não é coisa para gente fina, covarde ou fraca. Aos fracos do mundo não caberá mudar o mundo.


Walter Santos nasceu na Torre, um bairro da classe média baixa de João Pessoa, para onde a Capital se expandiu nos primeiros momentos. A mãe, Maria Júlia, a quem ele venera com a devoção devida aos deuses da Mitologia Antiga, passou-lhe segredos que ele não confessa mas revela na própria arte difícil de viver. Ao que parece, ela foi uma sábia que confinou entre as quatro paredes da casa humilde um tesouro de ensinamentos que repartiu aos filhos antes de despedir-se. Nesse sentido, como Lula e Cristo, Maria Júlia foi persistente, foi ousada. Teve ideal, lutou e venceu.

Walter Santos já foi tudo no jornalismo da Paraíba. Não vendeu e nem alugou a alma a ninguém. Não transigiu com a corrupção e nem cedeu em matéria de honra e dever profissional. Seus princípios (imagino que ele pensa assim) são indisponíveis ao mercado econômico, porque pertenceram a Maria Júlia, que de riqueza só tinha esses bens incorpóreos. A herança dos bens imateriais não se transmite para uso e gozo de terceiros, mas para os herdeiros e a posteridade. São perpétuos.

A Revista NORDESTE, ousadia e desafio do filho de Maria Júlia, é a mais importante publicação do gênero nesse interior do Brasil. Governadores, ministros, autoridades da República dão conta de sua existência. Todos se surpreendem como um paraibano anônimo no país possa ter chegado a tanto. A região toda está dentro da revista, como se fosse um pacto celebrado entre dignatários das capitanias nordestinas e um homem simples.

Walter está se tornando uma celebridade entre os grandes homens e corporações do Nordeste brasileiro. Mas na Paraíba ele parece comum demais para ser importante. Um dia, muitos se darão conta de que Maria Júlia deixou o melhor de sua herança para um paraibano, que não por acaso é seu filho. Ela e ele nascidos no mesmo lugar onde se construiu uma enorme fortuna moral da qual a Paraíba tira proveito e nada paga. E nem sequer agradece.

Notícias relacionadas