Gato pressente morte em asilo nos Estados Unidos - WSCOM

menu

Internacional

27/07/2007


Gato pressente morte em asilo



Oscar fica ao lado do paciente durante

Um gato está sendo chamado de “gato da morte” em um asilo na cidade de Providence, nos Estados Unidos. Segundo a equipe que trabalha no local, Oscar tem um estranho modo de mostrar quem está prestes a morrer. Ele costuma ficar ao lado do paciente durante as últimas horas de vida. Segundo médicos, Oscar já previu 25 mortes. A “premonição” é tema de um artigo que será publicado nesta quinta-feira no New England Journal of Medicine.

A premonição do gato da morte é encarada com seriedade no asilo, tanto que funcionários costumam até avisar a família quando vêem que Oscar está junto de um dos idosos que vivem no local. Normalmente, isso significa que a pessoa tem menos de quatro horas de vida.

“Ele não comete muitos erros. Ele parece entender quando os pacientes estão prestes a morrer”, disse o médico David Dosa. “Muitos familiares se sentem confortados, pois acreditam que o gato faz companhia a alguém que está quase morrendo”, complementou.

O felino de 2 anos foi adotado ainda filhote e cresceu no asilo. Segundo os funcionários, após seis meses vivendo no local, eles perceberam que Oscar fazia sua própria ronda pelo local, cheirando e observando os pacientes. Depois, ele se sentava ao lado de pessoas que acabavam morrendo em poucas horas.

Notícias relacionadas